Recent News

Senador Jean apresenta projeto de instalação de usinas solares em escolas para o presidente da Fiern

A proposta é fazer com que os estudantes possam aprender na prática sobre energias renováveis dentro da grade curricular básica de ensino

O Senador Jean (PT-RN) visitou o presidente da Fiern, Amaro Sales, para conversar sobre o projeto Escolas Solares. A proposta deve se transformar numa parceria com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte. O encontro ocorreu nesta segunda-feira (12), na sede da Fiern, em Natal.


Jean destinou emendas de R$ 1 milhão para o desenvolvimento das Escolas Solares. O projeto propõe, de início, a instalação de usinas de energia solar em 13 escolas em diferentes cidades do estado. A ideia é fazer com que essas instituições alcancem uma redução significativa nas suas contas de energia e ainda que essas micro-usinas sirvam de laboratório para os alunos e local de treinamento para formar ou atualizar técnicos na cidade.


“Os estudantes vão poder aprender ciências e também conhecer e usar como objeto de análise a montagem e a  utilização desses equipamentos, e ainda poderemos criar uma cultura nesses alunos sobre a importância das energias renováveis”, explicou o Senador Jean.


A proposta é fazer com que os alunos possam aprender sobre o sistema das usinas e sobre energias renováveis dentro das disciplinas básicas curriculares, como Matemática, Física e Geografia. As escolas estão sendo selecionadas mediante critérios técnicos pelo SENAI/RN em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado.


O presidente da Fiern, Amaro Sales, afirmou estar feliz com a parceria e agradeceu ao senador. “É muito bom e muito importante trabalhar em geração de energia com quem tem conhecimento sobre o tema, como é o caso do Senador Jean”, afirmou.


As Escolas Solares também poderão ser disponibilizadas para a capacitação de técnicos e instaladores nas cidades. No primeiro ano, o projeto irá beneficiar mais de 1500 alunos, que terão a oportunidade de utilizar os conhecimentos apreendidos em sala de aula na prática.


Também participaram da reunião Vilmar Pereira, vice-presidente da FIERN e presidente do Simetal; Emerson Batista, diretor regional do SENAI-RN; e Rodrigo Mello, diretor executivo do CTGAS-ER e do ISI-ER. 


Medições offshore


Ainda na reunião, o Senador Jean e Amaro Sales conversaram sobre o projeto articulado pelo parlamentar para medição de potencial eólico e solar no mar, no Rio Grande do Norte e no Amapá. O projeto encontra-se sob formatação com o Ministério de Ciência e Tecnologia.


- Escolas pré-selecionadas para a primeira fase do projeto Escolas Solares:

- Escola Estadual Cônego Luís Wanderley (Natal);

- Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti (Natal);

- Escola Estadual Vereador José Moacir de Oliveira (São Gonçalo do Amarante);

- Escola Estadual Santos Dumont (Parnamirim);

- Escola Estadual Rosa Pignataro (Nova Cruz);

- Escola Estadual Professora Maria Rodrigues Gonçalves (Alto dos Rodrigues);

- Escola Estadual Professora Clara Teteo (Macau);

- Escola Estadual Monsenhor Honorário (Pendências);

- Instituto Vivaldo Pereira (Currais Novos);

- Escola Estadual Aida Ramalho (Mossoró);

- Escola Estadual Professora Maria Zenilda (Apodi);

- Escola Estadual Francisco De Assis Bittencourt (João Câmara);

- Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (Caicó).

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar