Recent News

Projeto das mulheres de Pindoba é selecionado pelos editais multiculturais da Lei Paulo Gustavo no RN

Com o lançamento do projeto "Cultura em Resistência: Mulheres de Pindoba Diante da Pandemia", o Grupo de Mulheres Artesãs de Pindoba receberá apoio para promover suas atividades e compartilhar as adversidades enfrentadas durante a pandemia de Covid-19. Este projeto, que foi selecionado pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais 02/2023 da Lei Paulo Gustavo, do estado do Rio Grande do Norte, beneficiará diretamente a comunidade rural de Pindoba, situada na divisa entre Felipe Guerra e Apodi, por meio das iniciativas do grupo de artesãs locais.

Esta colaboração é o resultado do esforço conjunto das artesãs, do empreendedor social Jamerson Costa e da estudante Wilha Fernanda, do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA. Eles se uniram para elaborar uma proposta que atendesse aos requisitos do edital mencionado.

O projeto "Cultura em Resistência" tem como objetivo documentar e exaltar a tenacidade das artesãs de Pindoba diante dos desafios impostos pela pandemia. Ele visa não só a investigar os impactos adversos sofridos, mas também a realçar as táticas de resistência e inovação empregadas por estas mulheres, enfatizando seu papel essencial na manutenção da cultura local.

Jamerson expressou seu entusiasmo com a iniciativa: “É, sem dúvida, uma vitória expressiva que evidencia a capacidade criativa dessas mulheres, que constantemente se deparam com obstáculos para desempenhar suas atividades artísticas. É gratificante contribuir para o desenvolvimento comunitário e, certamente, este projeto servirá como um meio de dar visibilidade a esses esforços notáveis realizados por elas”.

Wilha, orgulhosa filha de uma das artesãs, realçou a resiliência e a força dessas mulheres que, apesar das inúmeras dificuldades, preservam e reinventam sua herança cultural. Elas se unem para superar os desafios trazidos pela pandemia, transformando argila em arte, uma verdadeira manifestação de sabedoria rural.

O grupo é composto por Edione Moura, Luciene Valentim, Maria Nilza, Maria Luiza, Edineide de Moura, Maria Rita e Maria Mirian. Ele se destacou ao alcançar o primeiro lugar na categoria Espaços Culturais de Artesanato, demonstrando o talento e o compromisso dessas mulheres com a cultura artesanal.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar