Recent News

Preocupação com o TEA: Reunião destaca desafios na Rede Municipal de Ensino de Felipe Guerra

Mais de 30 alunos diagnosticados com TEA e políticas municipais em foco após reunião administrativa.

Após reunião administrativa com os dirigentes das escolas da Rede Municipal de Ensino de Felipe Guerra-RN, ocorrida na manhã desta terça-feira (25) na sede da Secretaria Municipal de Educação, o chefe da pasta, Prof. Luiz Agnaldo, destacou a preocupação dele e dos demais profissionais que fazem a educação municipal felipense em relação ao grande número de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. Luiz Agnaldo enfatizou: “Felipe Guerra tem atualmente mais de 30 alunos da educação básica com diagnóstico confirmado de TEA, enquanto outros 30 estão em suspeita. O número alarmante evidencia a urgência em lidar com a situação, sobretudo através da consolidação da política municipal voltada a este público, que tem sido um grande desafio em sua implementação”. O Secretário referiu-se à Política Pública Municipal de Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, criada a partir da iniciativa do próprio Governo Municipal, e ressaltou que a consolidação desta importante política é uma das prioridades do Prefeito Salomão Gomes, com base na Lei Ordinária n° 501/2022.

A reunião de hoje contou com a presença da primeira-dama e Coordenadora Pedagógica da educação do município, Profª. Fátima Silva, além de diretores, coordenadores, chefes de departamentos, psicólogos, assistentes sociais, representantes do Centro Rural, entre outros. Foram apresentados relatórios do primeiro semestre do ano letivo em curso, com espaço para discussões sobre os desafios enfrentados, resultados alcançados e metas para o segundo semestre. Além do aumento no número de alunos com TEA na Rede Municipal de Ensino, principal preocupação compartilhada pelos profissionais da educação municipal, outras dificuldades também foram destacadas, como a cheia do Rio Apodi no período chuvoso e uma epidemia viral, que, na avaliação dos gestores e profissionais da educação local, impactaram negativamente o ensino. No entanto, a reunião também foi um momento de celebração de importantes avanços e conquistas do período, especialmente graças à dedicação dos profissionais envolvidos, segundo ressaltou o Secretário.

Entre os destaques positivos mencionados por Luiz Agnaldo, estão a reforma nas escolas da zona rural, a conclusão das melhorias na Escola Maria Bernadete Pinto e os avanços nas obras de ampla reforma na Escola Prof. José do Patrocínio Barra, incluindo melhorias para resolver problemas de acessibilidade, como a instalação de uma rampa para atender alunos com limitações de locomoção.

O Secretário também enfatizou a realização de eventos juninos, atividades esportivas e a inovadora gincana da educação empreendedora, em parceria com o Sebrae-RN.

A formação continuada dos professores e o importante apoio da gestão do Prefeito Salomão aos estudantes universitários e de ensino técnico também foram citados pelo Secretário, como claras demonstrações do compromisso do Governo Municipal com a educação dos felipenses.

Em sua conclusão, Luiz Agnaldo reiterou seu compromisso de continuar lutando incansavelmente por mais qualidade na educação de Felipe Guerra.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar