Recent News

Índice de infestação do Aedes aegypti em Felipe Guerra-RN apresenta queda significativa de 40% em 2023, revela 2º LIRAa

Coordenador de Endemias destaca ações conjuntas para controlar infestação do mosquito no município.

No último dia 13, quinta-feira, foi divulgado o resultado do 2° Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2023, realizado pela II Ursap-RN, que constatou um índice de infestação do mosquito de 1,3% em Felipe Guerra-RN, indicando um nível de médio risco. É importante ressaltar que esse índice é consideravelmente menor do que o registrado no 1° levantamento, divulgado em janeiro deste ano, quando o índice de infestação do município foi de 2,2%.
O Coordenador de Endemias do Município, Filho Medeiros, assegura que a situação em Felipe Guerra está sob controle. Ele destaca que a queda de quase 40% no índice em relação ao levantamento de janeiro é resultado da eficácia das ações acordadas entre o Governo Municipal e a sociedade civil organizada, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O sucesso desse trabalho conjunto é evidenciado pela intensificação das ações preventivas realizadas pela equipe de endemias, seguindo as diretrizes da gestão municipal durante o período chuvoso.

Medeiros também salienta que a colaboração da população foi um fator determinante para o controle da situação atual em Felipe Guerra. A participação ativa da comunidade, seguindo as ações acordadas, contribuiu significativamente para os resultados positivos alcançados.

Apesar dos avanços, é essencial manter a vigilância e colaboração constantes em todos os períodos do ano para lidar com as arboviroses. Portanto, reforça-se a importância de que a população continue realizando sua parte, eliminando lixos acumulados e mantendo limpas e tampadas as caixas d’água e piscinas. Dessa forma, todos contribuem para manter a infestação do Aedes aegypti sob controle e protegem a saúde da comunidade.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar