Recent News

Vacinação contra a Covid-19: confira o ranking dos municípios do RN de acordo com os percentuais de pessoas totalmente imunizadas

Os percentuais foram calculados considerando o número de pessoas totalmente imunizadas de acordo com o RN+VACINA e as populações de cada município estimadas pelo IBGE.


Por Erinaldo Silva / Rede News 360

Frente ao enorme desafio provocado pela pandemia da Covid-19, a vacina assumiu um protagonismo ainda maior no Brasil e no mundo. Na ausência de remédios cientificamente eficazes, a imunização se torna a saída mais eficaz – aliada à adoção de medidas de higiene e distanciamento social – para diminuir a proliferação do novo coronavírus e, consequentemente, interromper a sequência de mortes que já passa da escandalosa marca das 500 mil.

O Brasil iniciou a vacinação no dia 17 de janeiro do corrente ano e, até o momento, apenas 24,2 milhões de pessoas (11,47% da população) receberam as duas doses do imunizante. Outros 63 milhões (cerca de 29,84%) receberam apenas a primeira dose, segundo dados das secretarias de saúde levantados pelo consórcio de imprensa.

Neste contexto, o Rio Grande do Norte ultrapassou, nesta segunda-feira (21), a importante marca de 1 milhão de pessoas vacinadas com a 1ª dose. Entretanto, isto equivale a apenas 28,13% da população potiguar. O número de pessoas totalmente imunizadas, ou seja, que já tomaram as duas doses, é de apenas 396 mil pessoas, 11,22% da população.

Enquanto a vacinação segue lentamente, são muitas as especulações sobre qual município potiguar tem hoje o melhor quadro no tocante a imunização da sua população. Em busca de audiência, um determinado programa noticioso de TV vem promovendo até uma “corrida da vacina” entre figuras que simbolizam alguns dos municípios na suposta disputa. Entretanto, a falta de clareza em relação aos critérios adotados para a tal corrida, tem deixado a população potiguar confusa e cada vez mais desinformada.

No Rio Grande do Norte, a fonte oficial de informação sobre o processo de imunização da população é o RN+VACINA, uma plataforma dinâmica disponibilizada de forma pioneira pelo Governo do Estado, a qual vem sendo alimentada diariamente com as informações oficiais fornecidas pelas secretarias municipais de saúde, que são quem de fato executam a vacinação.

E foi no RN+VACINA que buscamos as informações para o levantamento que apresentaremos abaixo, o qual, com base em dados desta segunda-feira, 21, considerando o princípio da proporcionalidade, mostra a posição de cada um dos 167 municípios potiguares no processo de vacinação do Estado, especialmente no que diz respeito ao percentual de pessoas totalmente imunizadas. Ou seja, deixando de lado as situações fantasiosas, onde, para ostentar o fato de vacinar a menor faixa etária possível entre as pessoas sem comorbidades, municípios se aventuram abrindo mão de terem uma pequena reserva técnica, a qual seja capaz de garantir a segunda dose para as pessoas que já receberam a primeira, em caso de eventual desabastecimento de um determinado imunizante no país, situação que inclusive já aconteceu. Confira AQUI.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar