Recent News

Saúde inicia campanha de vacinação contra a gripe

Seguindo cronograma e orientações do Ministério da Saúde (MS), o Governo Municipal de Felipe Guerra, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 12, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Tendo como meta vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, a campanha foi dividia em três etapas e vai até o dia 09 de julho.

Devem tomar a vacina crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, população indígena, trabalhadores da saúde, pessoas com mais de 60 anos, professores, profissionais das forças de segurança, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas.

Locais e horários

Na zona urbana a vacinação está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Dr. Ananias Queiroga de Oliveira. Já na zona rural ocorre de segunda a quinta-feira, das 08h às 11h nos postos de saúde ou pontos de apoio locais.

Etapas

Na 1º etapa, que vai de 12/04 a 10/05, estão sendo vacinados os seguintes públicos:

Crianças com de 6 meses a 6 anos de idade

Gestantes

Puérperas

Povos indígenas

Trabalhadores da saúde

Na 2º etapa, que vai de 11/05 a 08/06, serão vacinados os seguintes públicos:

Idosos com 60 anos ou mais

Professores

Na 3º etapa e última etapa, que vai de 09/06 a 09/07, serão vacinados os seguintes públicos:

Comorbidades

Pessoas com deficiência permanente

Caminhoneiros

Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário

Passageiros urbanos e de longo curso

Trabalhadores portuários

Forças Armadas

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade

População privada de liberdade, jovens e adolescentes em medidas socioeducativas

As vacinas

As vacinas contra o vírus da gripe, o Influenza, estão sendo produzidas pelo Instituto Butantan.

Recomendações

O Instituto recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe e que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus devem dar prioridade à dose contra a covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza.

Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. Quem tomar primeiro a da Influenza tem que esperar 15 dias para tomar a da covid-19. Se tomou a da covid-19, precisa esperar 15 dias para a da gripe.

Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar