Recent News

FLUXO D’ÁGUA EM RIO OCORRE PARCIALMENTE

Após denúncia de agricultores e pescadores de Felipe Guerra devido à escassez da água corrente no leito do rio Apodi/Mossoró, em cerca de 30 km em território deste município, prejudicando produtores rurais, pescadores e demais atividades dependentes do curso normal do rio, a situação está sendo normalizada gradativamente. É o que informa o secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo Municipal, Luiz Agnaldo de Souza.

O prefeito Haroldo Ferreira, acompanhado de Luiz Agnaldo, do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Fernando Morais, do procurador-geral do município Júlio César e dos vereadores Salomão Gomes, presidente do Poder Legislativo de Felipe Guerra, Ubiracy Pascoal, líder do Governo municipal na Câmara e Ronaldo Pascoal estiveram reunidos no gabinete do prefeito de Apodi Flaviano Monteiro, dia 22 de outubro, acompanhados ainda de alguns secretários, quando foi aberta a discussão amistosa em torno da problemática.

Com visita in loco, de comitiva integrada por representantes dos poderes Executivo e Legislativo dos dois municípios, ficou constatado que a parede de contenção construída em território apodiense no leito do rio Apodi/Mossoró, foi uma iniciativa de uma equipe de pescadores na Lagoa do Bico Torto com apoio do Executivo apodiense e não de responsáveis pela obra de Irrigação da Chapada do Apodi, como chegara a ser especulado anteriormente.

ENTENDENDO A PROBLEMÁTICA
Com diminuição da vazão, via comportas, da Barragem de Santa Cruz de 10% para 5% do que os órgãos responsáveis determinara anteriormente, a Lagoa do Bico Torto em Apodi, manancial onde serve de fonte de pescarias para vários pescadores da Chapada do Apodi, eles (pescadores) presenciaram a Lagoa quase secar e resolveram tomar uma iniciativa para garantir a sobrevivência com o endosso do Executivo apodiense.

ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO
Após entendimentos das autoridades dos dois municípios Felipe Guerra e Apodi, no dia seguinte já iniciaram o processo de desobstrução de uma parte deste desvio para irrigar a Lagoa de Bico Torto com a colaboração dos próprios pescadores.

Mas, para uma solução em definitivo deste problema, segundo informações do secretário-chefe de Gabinete, Luiz Agnaldo, a comitiva de autoridades com a participação inclusive dos Prefeitos Haroldo Ferreira e Flaviano Monteiro, está articulando uma ampla reunião.


Gazeta do Oeste
( Hide )
  1. ESSA ÁGUA MESMO NÃO ESTAR CHEGANDO NESSE RIO NÃO.SÓ SE ESTAR DESVIANDO PRA OUTRO CANTO.

    ResponderExcluir

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar