Recent News

Parceria entre Governo Municipal e II Ursap-RN promove capacitação de profissionais da saúde em Felipe Guerra-RN

Ação de qualificação realizada em Felipe Guerra-RN fortalece conhecimento dos profissionais da saúde em parceria entre Governo Municipal e II Ursap-RN. Estratégia Saúde da Família e indicadores de programas foram destaques no evento.

Na manhã de sexta-feira, dia 14 de julho, foi realizada em Felipe Guerra-RN uma ação de capacitação de profissionais da saúde, fruto de uma parceria entre o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e a II Unidade Regional de Saúde Pública do Rio Grande do Norte – II Ursap-RN. A iniciativa visou fortalecer o conhecimento e a qualificação dos profissionais locais, contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde oferecidos à comunidade.


O evento teve início às 8h e aconteceu na sede da Câmara Municipal, tendo como público-alvo os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), um modelo assistencial de Atenção Primária à Saúde, que é a principal porta de entrada do SUS. Essa estratégia envolve equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de saúde com base no conhecimento da realidade local e foco nas principais necessidades da população.


Durante o evento, médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde receberam atualizações sobre os indicadores do Previne Brasil, um programa que tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e fortalecer o vínculo entre a população e a equipe de saúde. Também foram abordados os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), que representa um marco para a Vigilância em Saúde, pois define compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo. Além disso, foram discutidos o programa e-Multi, que visa ampliar e fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária com base na experiência do Nasf, e os sistemas de informações em saúde, como SIM, SINASC, SINAN, SI-PNI e SISPNCD, que são instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados. Esses sistemas visam fornecer informações para análise e melhor compreensão de importantes problemas de saúde da população, subsidiando a tomada de decisões nos níveis municipal, estadual e federal.


A Secretária Municipal de Saúde, Jackeline Gurgel, e o Coordenador da Atenção Básica e Diretor da UBS, Dr. Ananias Queiroga, Marcos Fernandes, acompanharam os trabalhos da equipe técnica da II Ursap-RN.

Por Erinaldo Silva/Assecom/GMFG
Fotos: Noberto Andrade/Assecom/GMFG

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar