Recent News

Gestão do prefeito Salomão Gomes em Felipe Guerra é marcada por superação de grandes desafios, avanços significativos em diversas áreas e aprovação popular inédita de 88%

 Infraestrutura, saúde, assistência social, educação, cultura e agricultura são impulsionadas pela gestão do prefeito, trazendo melhorias significativas para a população de Felipe Guerra-RN.


Superação de grandes desafios, avanços e conquistas marcam a gestão do prefeito Salomão Gomes em Felipe Guerra-RN, após dois anos e seis meses no cargo. Durante esse período, a população do município tem muito a comemorar, especialmente em áreas essenciais como infraestrutura, saúde, assistência social, educação, cultura e agricultura.

Na área da saúde, a gestão tem investido de forma significativa em reformas, reestruturação e modernização para garantir um atendimento de qualidade nas unidades, tanto na zona urbana quanto na zona rural. A população agora conta com uma frota de ambulâncias e veículos ampliada, a maioria adquirida durante a atual gestão, que estão disponíveis para atender às necessidades de saúde da comunidade. Além disso, a presença de médicos plantonistas 24 horas na Unidade Integrada de Saúde Dr. Eilson Gurgel do Amaral é uma realidade, proporcionando atendimento de urgência e emergência. As consultas médicas regulares, apresentação de exames, acompanhamentos e procedimentos odontológicos são realizados na UBS Dr. Ananias Queiroga de Oliveira, com equipes multiprofissionais capacitadas. A atenção primária à saúde tem sido priorizada pela gestão Salomão, por meio de programas municipais voltados para públicos específicos, como o Programa Integrado de Atenção ao Idoso Felipense (PIAIF). Além disso, mutirões periódicos têm sido realizados para atender demandas de baixa complexidade da população, e convênios foram firmados e são patrocinados com recursos próprios do município para atender demandas de média e alta complexidade que não são cobertas pelo SUS.

Na área da infraestrutura, as grandes dificuldades financeiras, somadas a impasses e entreves burocráticos mais recentes, de certa forma frustraram expectativas do próprio gestor, uma vez que dificultaram e muito o início e o progresso de importantes obras prioritárias. Uma dessas obras é a construção da passagem molhada sobre o Rio Apodi, que proporcionará acesso contínuo às comunidades rurais de Boqueirão, Tabuleiro, Riacho Preto e áreas adjacentes. Recentemente, a obra foi retomada e está avançando, trazendo alegria para a população, especialmente para as famílias que residem na região beneficiada.

Outra obra que só pôde ser iniciada recentemente, mas que já está em andamento e é aguardada com grande expectativa pelos desportistas felipenses é a conclusão da revitalização do Estádio Municipal Manoel Cândido de Macedo Pascoal, conhecido como “O Pascoal”. Esse estádio, que é o principal equipamento esportivo do município, estava desativado há mais de 10 anos. Com a ampla revitalização e reativação programada para este ano, espera-se que o estádio volte a sediar grandes competições locais e regionais, proporcionando muita emoção aos torcedores.

Uma obra de grande importância que teve seu início interrompido é a construção do pórtico de entrada da cidade, localizado na intersecção entre a RN 032 e a BR 405. A expectativa é que em breve seja realizada a relicitação e retomada das atividades, visando concluir esse importante projeto.

Apesar dos obstáculos enfrentados, a área da infraestrutura é a que mais avança na gestão do prefeito Salomão Gomes. Para se ter uma ideia, além das reformas em escolas, unidades básicas de saúde, postos de saúde e diversos prédios públicos, foram realizadas a pavimentação asfáltica de duas das principais vias da cidade: as ruas Francisco Diógenes Filho e José Gurgel. De 26 ruas anunciadas para receberem obras de pavimentação com paralelepípedos, pelo menos 13 já foram concluídas e entregues à população, totalizando cerca de 12 mil metros quadrados de pavimentação. Parte dessas ruas está localizada no bairro Maria de Loures, onde os moradores sofriam com a poeira durante os períodos de seca e com a lama durante os períodos chuvosos.

A iluminação pública do município também passou por uma transformação significativa durante a gestão Salomão Gomes. Todas as antigas lâmpadas incandescentes foram substituídas por modernas e econômicas lâmpadas de LED, abrangendo desde a zona urbana até a zona rural. Além disso, a iluminação pública foi expandida para diversos pontos onde a escuridão era predominante, alterando radicalmente a imagem da cidade durante a noite e impactando positivamente a população.

Outro feito inédito da gestão Salomão foi levar pavimentação à zona rural. A comunidade de Mulungu, que historicamente se sentia negligenciada pelo governo municipal, foi quase toda pavimentada com o moderno piso intertravado. Trechos de Santana e Boqueirão também receberam pavimentação com paralelepípedos.

A atenção especial dada à zona rural pela gestão Salomão vai além da pavimentação. Todos os anos, durante e principalmente após os períodos chuvosos, todas as estradas vicinais, totalizando quase 90 km, que cortam o município passaram por processos de recuperação. Essa iniciativa representou um avanço significativo, uma vez que alguns trechos não recebiam melhorias há décadas.

Na Assistência Social, um dos destaques é o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social, uma iniciativa do gestor. Patrocinado com recursos próprios do município, o programa avança com foco na erradicação das casas de taipa ainda existentes na zona rural. Além disso, a população de Felipe Guerra conta com diversos programas, como o PAIF, que atende e acompanha famílias em situação de vulnerabilidade social, o programa Família Guardiã, que acompanha crianças em situação de risco, e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que atende crianças e pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. O Programa Criança Feliz também é destaque, atendendo gestantes e crianças de 0 a 3 anos. Alguns destes programas são desenvolvidos por meio de ações integradas com as áreas de saúde, educação e outras pastas da gestão, tornando Felipe Guerra um município referência na área social.

Na área da educação, já foram realizadas ou estão em curso reformas, reestruturações e modernizações nas escolas. O ano letivo flui a contento na rede municipal de ensino, onde além do ambiente seguro e acolhedor, os alunos também encontram merenda de qualidade. Os profissionais da educação recebem valorização, estímulo e apoio para aprimorarem suas capacidades. Esforços e estratégias são desenvolvidas e implementadas visando a elevação da qualidade do ensino e a reparação dos prejuízos causados pela pandemia no processo de aprendizagem dos estudantes. O transporte escolar gratuito é garantido para os alunos da zona rural e atende inclusive estudantes da rede estadual nos ensinos fundamental e médio. Também há suporte financeiro e logístico para o transporte universitário.

Na área da cultura, Felipe Guerra vem registrando avanços extraordinários ao longo da atual gestão, os quais passam pela valorização dos artistas locais, o resgate e preservação da história e das tradições culturais, além da ampliação e aprimoramento dos principais eventos festivos públicos que compõem o calendário anual do município, tais como a Festa de Emancipação Política e a Virada de Ano, eventos tradicionalíssimos que atraem cada vez mais turistas em cada nova edição. Essas iniciativas têm impulsionado inclusive a economia local, uma vez os produtores e empreendedores locais em geral são apoiados e fortemente beneficiados pela crescente presença de turistas na cidade.

A agricultura também vem sendo fortemente impactada pela gestão Salomão. Entre as diversas ações em apoio às famílias do campo, destaca-se o Programa Corte de Terra gratuito, que beneficia anualmente mais de 600 agricultores, inclusive rigantes que atuam nos períodos de seca. A assistência médica veterinária gratuita aos pequenos criadores, auxílio na obtenção de documentos e acesso a crédito para a produção rural, em geral, também são ações que tem feito a diferença para o setor. E para muito além das ações já mencionadas, o prefeito Salomão conduz a maior revolução hídrica da história do município de Felipe Guerra. Nos últimos dois anos, já são dezenas de poços tubulares perfurados e instalados de dezenas, em uma ação continuada para a qual o gestor tem contado com o apoio de parlamentares e dos governos estadual e federal.

O prefeito Salomão Gomes assumiu a prefeitura enfrentando uma complexa situação financeira, com dívidas milionárias, incluindo precatórios. No entanto, sua capacidade, determinação e resiliência foram fundamentais para contornar essa crise iminente. Vale destacar que o prefeito conseguiu regularizar a situação fiscal do município, saindo da inadimplência recentemente. Além disso, é admirável que, mesmo diante desses desafios, o prefeito conseguiu honrar o pagamento dos servidores municipais sem atrasos, valorizando todas as categorias e cumprindo os compromissos com fornecedores de forma rigorosa.

Os avanços notáveis em todas as áreas da administração pública de Felipe Guerra são evidenciados pela aprovação inédita obtida pela gestão do prefeito Salomão, que ultrapassa 88% segundo a última pesquisa divulgada pelo instituto CENPOP. Mesmo diante de inúmeras dificuldades enfrentadas, o prefeito Salomão demonstra uma dedicação incansável e um compromisso inabalável em governar para todos os cidadãos. Sua postura tem contribuído significativamente para a superação do radicalismo político, tanto entre os líderes políticos quanto entre a população. Nesse sentido, é crucial que façamos uma reflexão profunda sobre a administração pública em Felipe Guerra, reconhecendo os grandes esforços e os resultados positivos alcançados até o momento pela atual gestão.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar