Recent News

Projeto "Saúde em Harmonia" garante melhor acompanhamento a pacientes que fazem uso de psicotrópicos em Felipe Guerra

Idealizado pela médica Paula Thissiany, em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, junto a Estratégia Saúde da Família (ESF), o projeto teve início em setembro do corrente ano com a formação de um grupo de pacientes residentes na Zona Urbana, os quais passaram a ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar. A expectativa é que em 2022 o projeto seja estendido à Zona Rural.

O Governo Municipal de Felipe Guerra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), avança com “Saúde em Harmonia”, um projeto idealizado pela médica Paula Thissiany, com o crucial apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, junto a Estratégia Saúde da Família (ESF), que tem como objetivo garantir um melhor acompanhamento aos pacientes que fazem uso de medicamentos controlados (psicotrópicos) no município.


O “Saúde em Harmonia” teve início no dia 9 de setembro do ano em curso (mês dedicado a valorização da vida, combate e prevenção do suicídio), quando foi formado o primeiro grupo, composto por pacientes residentes na Zona Urbana, os quais passaram a ser acompanhados em encontros quinzenais por uma equipe multidisciplinar composta pela médica idealizadora, psicólogo, assistente sociail, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O último encontro realziado aconteceu na quinta-feira, 02, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.


De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica à Saúde, Enf. Cristiane Mirla, o projeto já é um sucesso no município, haja vista a grande aceitação perante à sociedade, em especial o público-alvo, bem como a considerável redução das demandas espontâneas nos atendimentos da UBS Dr. Ananias Queiroga de Oliveira. A aceitação é grande. E os resultados a gente já percebe. Os pacientes que antes tinham uma rotina de consultas e renovações de receitas na UBS, agora têm um cronograma para esses atendimentos e um melhor acompanhamento dos seus quadros de saúde”, avaliou Cristiane.


Já a Secretária de Saúde, Jackeline Gurgel, destacou o apoio do Prefeito Salomão Gomes ao projeto, bem como as demais iniciativas da SMS que visam melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Na ocasião, ela também anunciou que o objetivo da SMS é, no próximo ano, estender o “Saúde em Harmonia” aos pacientes da Zona Rural com a formação de novos grupos nas comunidades. “O apoio do Prefeito Salomão a este projeto e as demais ações da Saúde tem sido decisivo. E o objetivo da nossa secretaria é estender essa atenção especial aos pacientes da Zona Rural que também fazem uso de medicamentos controlados”, enfatizou Jackeline.

Fotos: Noberto Andrade

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar