Recent News

Governo Municipal realiza entrega de carteiras aos artesãos e artesãs felipenses

O documento, que representa uma importante conquista para a categoria, proporciona reconhecimento e possibilita o acesso dos profissionais aos benefícios do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.


Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, a solenidade de entrega da Carteira Nacional do(a) Artesão(ã) aos artesãos e artesãs felipenses vinculados à Associação dos Empreendedores Artistas e Artesãos de Felipe Guerra (Abelharts).

Articulado pelo Governo Municipal de Felipe Guerra, o cadastramento dos profissionais para a emissão do importante documento, o qual proporciona reconhecimento e possibilita o acesso dos mesmos aos benefícios do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal, entre outros, foi realizado no município entre os dias 8 e 9 de setembro do corrente ano, por uma equipe do Programa Estadual do Artesanato do Rio Grande do Norte (PROART-RN), desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).

Nesta primeira etapa, pelo menos 23 artesãos e artesãs felipenses receberam o documento que é reconhecido em todo o território nacional e tem validade de 5 anos podendo ser renovado. 

Na ocasião também foi entregue o Estatuto da Abelharts à Direção da entidade. 

Participaram da solenidade o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Ubiracy Pascoal; a Secretária de Assistência Social, Fátima Maia; o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio de Souza; a Secretária Municipal de Saúde, Jackeline Gurgel; o Presidente do Fórum das Associações do Município de Felipe Guerra, Adailton Alves; o Agente de Desenvolvimento do Sebrae-RN no município, José Ailton Costa; o Advogado Williano Silva; a presidente da Abelharts, Edjane Leite; entre outros. 

Articulação organização da categoria

A articulação para a criação da Abelharts, entidade representativa da categoria no município e além fronteiras, teve início no ano de 2019 com o apoio do Fórum das Associações do Município de Felipe Guerra. Devido a situação de pandemia, o movimento teve que ser suspenso e só pôde ser retomado em meados do corrente ano, quando a categoria passou a receber total apoio do Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (SEDETUR), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMAMRH). Na ocasião, houve a criação da Abelharts, bem como a realização da primeira edição do Curso de Artesanato em Bordado Rústico para os artesãos e artesãs por meio de uma parceria firmada entre o Governo Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Rio Grande do Norte (SENAR-RN).

Uma vez qualificados pelo SENAR-RN, reconhecidos como profissionais do artesanato pelo Programa do Artesão Brasileiro, e organizados através de uma entidade representativa, os artesãos e artesãs felipenses estão prontos para alçar voos mais altos como empreendedores. E para isso, continuarão contando com o total apoio do Governo Municipal. 

Fotos: Noberto Andrade

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar