Recent News

Busca ativa e intensa vacinação da população contra a Covid-19 marcam feriado de Corpus Christi em Felipe Guerra

Pela manhã, enquanto uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizava testes rápidos IgG e IgM e Swab entre jovens e adultos da comunidade rural de Arapuá, na Zona Urbana, outra equipe realizava a imunização dos profissionais da educação. A tarde foi a vez dos servidores que atuam na limpeza urbana.

O Governo Municipal de Felipe Guerra tem intensificado cada vez mais as ações de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. E neste feriado de Corpus Christi não foi diferente. O dia foi marcado pelo avanço da busca ativa (testado em massa da população) e pela intensa vacinação da população contra a Covid-19. Pela manhã, enquanto uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizava testes rápidos IgG e IgM e Swab entre jovens e adultos da comunidade rural de Arapuá, na Zona Urbana, outra equipe realizava a imunização dos profissionais da educação. A tarde foi a vez dos dos servidores que atuam na limpeza urbana.

O Prefeito Salomão Gomes e o Vice-Prefeito Ubiracy Pascoal têm acompanhado de perto os trabalhos comandados pela Secretária Municipal de Saúde Jackeline Gurgel.

Busca ativa

A busca ativa foi iniciada na segunda-feira, 31, quando 112 testes foram realizados entre as comunidades de Boqueirão, Tabuleiro e Santana. Naquele primeiro dia,14 pessoas positivaram e os demais 98 testes deram negativo.

No dia 01 de junho a busca ativa foi realizada nas comunidades de Poço de Tilon e Mulungu. Pelo menos 47 testes foram realizados, sendo 27 em Poço de Tilon e outros 20 em Mulungu. Na ocasião, 3 pessoas residentes no município de Apodi testaram positivo, enquanto em Mulungu todos os testes deram negativo.

Na quarta-feira, 02, foi a vez das comunidades de Brejo, Passagem Funda, Fazenda Nova e Rosário receberem a caravana da saúde que avançava com a busca ativa. mais 57 testes foram realizados, sendo 29 na comunidade de Brejo, todos com resultados negativos, e outros 28 entre moradores de Passagem Funda, Fazenda Nova e Rosário, quando apenas mais 1 pessoa testou positivo.

Nesta quinta-feira, 03, mais 63 testes foram realizados na comunidade de Arapuá, onde apenas 3 pessoas testaram positivo.

Até o momento, 279 testes foram realizados na Zona Rural, onde apenas 22 pessoas positivaram, o que equivale a apenas 8%. São números que tranquilizam a população felipense, enquanto o considerável avanço do processo de imunização renova as esperanças de que logo venceremos a pandemia.

Testagem na Zona Urbana

Nesta sexta-feira, 04, a busca chega à Zona Urbana. O atendimento será a partir das 08h na Quadra de Esportes. As pessoas que desejam se submeter aos testes devem apresentar documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência.

Vacinação

De acordo com o portal RN+VACINA, O Município de Felipe Guerra já imunizou totalmente 885 pessoas. O número representa pelo menos 59% do público-alvo (idosos com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades e/ou deficiências) até a fase 3, que é composto por 1.496 pessoas. Além disso, outras 1.898 pessoas já tomaram pelo menos a 1º dose de um dos imunizantes em uso no país.

Em relação à população total do município, estimada em 5.997 pessoas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Município de Felipe Guerra tem atualmente pelo menos 15% da população imunizada com as duas doses, enquanto outros 31,5% receberam pelo menos a 1ª dose de uma das vacinas.

Nova etapa

Depois das pessoas com comorbidades, as gestantes felipenses receberam a 1ª dose da Pfizer na quarta-feira (02, os servidores da educação e da limpeza urbana receberam a 1ª dose da Oxford AstraZeneca nesta quinta-feira (03), e nesta sexta-feira (04) o Município retoma a vacinação da população em geral com idade entre 55 e 59 anos. Pessoas que compreendem o público-alvo até a fase 3, que por algum motivo ainda não foi imunizado, estando aptas ainda podem e devem procurar os postos de vacinação mais próximos. .

Fotos: Edivaldo Barbosa

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar