Recent News

Projeção aponta RN com 3º maior crescimento do PIB entre estados brasileiros em 2021

Ao contrário de estados que deverão crescer por causa do agronegócio, RN teve base de comparação fraca, por causa da queda do PIB em 2020.

O Rio Grande do Norte ficou na terceira colocação entre os estados com maior projeção de crescimento do Produto Interno Bruto em 2021, segundo levantamento da MB Associados.

A previsão de crescimento para o estado é de 4,37% - maior do Nordeste, acima da estimativa do crescimento nacional.

No entanto, o estado foge à regra, quando o assunto é o motivo da alta.

Segundo a consultoria, os estados cujas economias são atreladas ao agronegócio devem registrar um crescimento maior do que o nacional em 2021 e liderar a retomada da economia brasileira até 2022.

Porém, entre os primeiros colocados do ranking, Amazonas e Rio Grande do Norte são os únicos cuja projeção de crescimento não está relacionada diretamente ao agronegócio, e sim a uma base de comparação mais fraca, uma vez que registraram em 2020 um tombo maior que o do PIB do Brasil.

O maior crescimento deverá ser observado no Mato Grosso (4,97%) e o menor no Rio de Janeiro (2%). Para o PIB do Brasil a projeção é de um crescimento de 3,2%, após o tombo de 4,1% em 2020.

"A tendência que já temos visto nos últimos anos e que permanece é que estados com uma base de commodities fortes tendem a ter uma recuperação um pouco mais forte, como é o caso dos estados do Centro-Oeste especialmente", afirma o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale.

Sudeste e Nordeste na lanterna

O levantamento mostra ainda que, considerando os resultados oficiais desde 2010 e as projeções até 2022, os estados do Sudeste devem ter a menor taxa de crescimento acumulada.

Nesse quesito, o Rio Grande do Norte tem o 10º menor crescimento acumulado.

Os cinco primeiros colocados em crescimento deverão ser Mato Grosso, Piauı́, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul.

Fonte/G1RN

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar