Recent News

IDEMA, SETUR e CECAV fazem visita técnica para licenciamento de cavernas em Felipe Guerra

Poucos municípios potiguares possuem o potencial turístico que o município de Felipe Guerra possui. As cachoeiras Roncador e Carapina, as cavernas Catedral, Crote e Carrapateira, o Olho D’água do Brejo e o histórico Bairro Cidade Baixa com sua arquitetura antiga, são apenas alguns dos principais atrativos. Portanto, é visionário dizer que, a exemplo de outros municípios brasileiros, a redenção socioeconômica do município de Felipe Guerra passa pela exploração sustentável de tão imenso potencial. E atento a isso, o Governo Municipal, à frente o Prefeito Salomão Gomes, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, tem dado importantes passos nesse sentido, tornando cada vez mais próximo o dia em que o município de Felipe Guerra entrará de vez no mapa do turismo do Rio Grande do Norte e do Brasil. Prova disso é que nos dias 15 e 16 do mês em curso (quinta e sexta-feira), com o objetivo de avançar com o processo de licenciamento de cavernas para fins de exploração ecoturística sustentável, o município recebeu a visita técnica de equipe composta por representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN), da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR/RN) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/CECAV).

Reportagem em vídeo:

De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Ubiracy Pascoal, o Município tem como objetivo a concretização do projeto denominado Roda das CaveRNas, através do qual pretende firmar parcerias público-privadas (PPPs) capazes de alavancar a economia local com uma exploração ampla e sustentável das suas potencialidades ecoturísticas, mas o Governo Municipal entende que para se chegar a algo grandioso como o que é sonhado é preciso começar e, no momento só é possível um começar com ações mais simples, envolvendo os nativos e colocando-os como protagonistas no processo.

“Estamos construindo um projeto turístico em que os nativos sejam realmente os protagonistas. O Município se propõe a ser um incentivador, a buscar as parcerias com o setor privado, mas também se compromete em ser um fiscalizador capaz de evitar degradações. A princípio estamos buscando licenciamento simples para exploração de pelo menos três cavernas pelos nativos. São elas: Catedral, Crote e Carrapateira. Futuramente, quando a iniciativa privada perceber que Felipe Guerra é um município ideal para investimentos voltados para o turismo, e assim quiser fazer intervenções complexas, construções, então será o momento de discutirmos outros tipos de licenciamentos”, explicou Ubiracy Pascoal.

Já o Prefeito Salomão Gomes almoçou com a equipe de representantes do IDEMA/RN, da SETUR/RN e do ICMBio/CECAV no estabelecimento do Sr. Van de Paula, na comunidade rural de Tabuleiro, onde foi servido o tradicional pirão de banana verde com galinha caipira e arroz da terra orgânico, prato típico local muito apreciado pela população local e pelos visitantes. Na ocasião, o gestor agradeceu a visita, reforçou o desejo do Município de explorar economicamente suas potencialidades ecoturísticas, mas também reafirmou o compromisso com a causa ambiental e com a preservação das potencialidades.

Durante a estadia no município, acompanhada pelo Vice-prefeito e Secretário Ubiracy pascoal e por outros membros do Governo Municipal, a equipe técnica visitou, entre outros pontos, às cavernas Crote e Carrapateira, que ficam localizadas no Lajedo do Sítio Rosário, zona rural do município.

Fotos

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar