Recent News

Magno Valentim foi a grande surpresa nas Eleições 2020 em Felipe Guerra


O ex-candidato a vereador Magno Valentim (PSB) foi a grande surpresa nas Eleições 2020 no município de Felipe Guerra. Mesmo não logrando êxito, ficou em sétimo colocado na classificação geral e só não foi eleito por alguns motivos, mas principalmente por causa do quociente partidário (QP).


Para se ter uma ideia, em termo de votos, Magno Valentim ficou à frente dos candidatos a vereadores eleitos Márcio da Santana (Republicanos), Pedro Cabral (PL) e Paulo Guilherme (PSDB). Mas mesmo não obtendo êxito, Magno, que obteve 281 votos, foi diplomado pela Justiça Eleitoral como 1° suplente de vereador pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).


Embora impedido tecnicamente de ser eleito por causa do quociente partidário, a avaliação entre muitos felipenses é que o resultado da campanha cacifou Magno para voos mais altos em 2024, haja vista que a eleição de 2020 foi sua primeira experiência na política do município. 


Durante a campanha, Magno Valentim usou o slogan “Compromisso com a cidadania”. Não foram apenas palavras. Afinal, existe prática e experiência, pois a cidadania é sua área de atuação há mais de uma década. 


Em 2003, Magno juntamente com Ducivan Fernandes criou o Projeto Abelhar, que nasceu na comunidade de Pindoba. No ano de 2006, o projeto conseguiu o apoio da Petrobras, fato que contribuiu com a melhoria nos serviços prestados à municipalidade gerando oportunidades que envolve centenas de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, afastando este público de problemas sociais como drogas e prostituição. 


Embora o Projeto Abelhar e Magno Valentim sejam nomes que andam juntos, Magno nunca usou o projeto para se promover, e muito menos fez perseguições por motivos políticos. Talvez o mesmo esperasse maior reconhecimento de muitos, uma vez que se tornar vereador deveria ser consequência de um trabalho de mais de uma década. 


Como sabemos, Magno Valentim é de uma família numerosa na comunidade de Pindoba e São Lourenço, e embora a família Valentim seja bastante dividida e conservadora no voto para a majoritária e fragmentada para o legislativo, Magno conseguiu unir bastante apoios em torno do seu nome.


Se continuar nutrindo o desejo de tentar novamente uma cadeira de vereador, Magno Valentim precisa se preparar estrategicamente durante os próximos anos e continuar expandindo as ações do projeto que inclusive está prestes a ter uma sede própria e poder dar maior visibilidade através de divulgações. 


Em sua primeira experiência na política, Magno deve ter tirado lições importantes. Não há nenhum impedimento para que ele possa se tornar uma liderança política importante nas comunidades de Pindoba e São Lourenço e se tornar o próximo vereador genuinamente de origem dessas duas comunidades.


Por Thiago Gama

( Hide )

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar