Recent News

Documentário Histórico da Igreja de Cristo em Felipe Guerra/RN

 SIGA NOSSO INSTAGRAM: @santananoticia


IGREJA DE CRISTO EM FELIPE GUERRA

A Igreja de Cristo em nossa cidade tem um legado, onde ela está no coração e na mente de famílias que foram alcançadas pelo evangelho através dessa igreja ousada, visionária, missionária e amorosa. Esse ano ela comemora 56 anos e segue abaixo um pequeno relato histórico para comemorarmos essa trajetória de fé e superação.

IGREJA DE CRISTO EM FELIPE GUERRA, 56 ANOS ACOLHENDO VIDAS E REGISTRANDO HISTÓRIAS

 INÍCIO 

A igreja de cristo em Felipe Guerra, é uma igreja que ao longo de sua trajetória tem se destacado pelo seu serviço ao reino e a sociedade. Sempre acolhendo vidas e registrando histórias, tem sido o legado dessa importante instituição. Nossa história começa quando nossa cidade ainda era um pequeno povoado chamado Brejo do Apodi e posteriormente Pedra de Abelha ,onde os pioneiros missionários João Queiroz ,Francisco Alves, Pedro Queiroz e Raimundo Torquato começaram a propagar o evangelho em nossa região chegando a organizar a igreja de cristo no povoado de Santana, sendo que no dia 25 de agosto de 1946 é inaugurado o templo, sendo assim as famílias das comunidades adjacentes iam se convertendo a Cristo e se congregando na igreja de cristo em Santana, pois a mesma realizava trabalhos intensos de visitas e evangelismo nas residências dos povoados da redondeza.

Em 1963 nossa cidade passa pelo processo de emancipação politica, passando a se chamar Felipe Guerra, onde o antigo povoado passa a se organizar como município, se destacando pela sua Feira livre .Desde do ano de 1956 o Pr. Raimundo Nonato  era pastor na Igreja de Cristo em Santana, quando no ano de 1962, o mesmo passou a fixar residência na cidade em virtude de também administrar um comercio na localidade, com o passar dos dias viu-se a necessidade de ser realizados cultos na cidade visto que já havia famílias evangélicas  nas comunidade de Mirador, Riacho Preto, Boqueirão, canto do saco, região da várzea e  na própria  cidade baixa, onde os primeiros cultos foram realizados na residência do Irmão José de Antão e posteriormente de forma oficial na residência do pastor Natim como era popularmente conhecido com o apoio dessas famílias que o apoiavam na realização dos trabalhos.

FAMILIAS PIONEIRAS

Comunidade Mirador: Famílias de Manoel Valentin; Sebastiana Valentin; Erasmo; José Valentin, Ozivan e Onésimo Leite; Severino Valentin; José Basílio e Noêmia Maciel.

Comunidade Boqueirão: Famílias de João Travessa; Manoel Travessa; Zilda; Julião e Tota; Zé Pepita; Sebastião leite e João Manuel.

Comunidade Riacho Preto e Canto do Saco: Famílias de Antão e Laura; Saturnina Leite; Lauro Leite; Maria Leite; Zé de Antão; Antônio e Maria Antão; Antônio; Chico Paulo; Paulo Valentin; Antônio caboco; Raimundo Gonçalves; José Firmino.

Comunidade Rosário: Famílias de Mané Paulo e Maria Rosa.

Comunidade São Lourenço: Famílias de Geraldo Valentin; Pedro Julião e Marco Florêncio.

 

A PRIMEIRA CASA DE ORAÇÃO

Em 1964 a igreja está criando forma e precisando de um local para congregar, onde é realizada uma campanha de contribuição coordenada pelos irmãos Raimundo Sancho, Manoel Valentin, João Travessa, José celestino e demais contribuintes conseguindo comprar um prédio na cidade baixa, prédio esse que pertencia ao Sr. José de Antão, onde tornou o primeiro templo da nossa igreja sendo inaugurado segundo o estatuto no dia 12 de outubro de 1964. 

PASTORES QUE PASSARAM POR NOSSA IGREJA E ALGUMAS DE SUAS AÇÕES.

- Pastor Raimundo Nonato (1964-1967)

Conhecido popularmente por Pr. Natim, o mesmo teve papel importante na fundação da nossa igreja onde pastoreou simultaneamente a igreja em Santana e Felipe Guerra, realizando um trabalho de visitas e evangelismo muito intensivo, fundando a igreja na cidade baixa em sua própria residência, como também em sua gestão adquiriu o prédio onde posteriormente foi inaugurado o primeiro templo da igreja de cristo em Felipe Guerra.

- Ev. Augustinho José de Oliveira (1967-1968)

Empossado para pastorear as igrejas em Santana e Felipe Guerra, desempenhou um trabalho de continuidade, onde deu a devida assistência a igreja e seus membros, com algumas conversões para cristo.

-Pr. Antônio Olímpio Dantas (1969-1975)

O jovem o obreiro chega para assumir o trabalho nas igrejas de Santana e Felipe Guerra, onde com muita disposição e apoio da congregação local desmembra-se da igreja em Santana passando a ser igreja independente. O Pastor Dantas além de desenvolver trabalhos evangelísticos e visitas pastorais na cidade e comunidades onde aconteceu conversões e realizações de batismos nas águas, também se destacou na área social, provendo em parceria com a Diaconia e com o centro de ação social , cursos profissionalizantes como corte e costura, bordado e tipografia e apoio às famílias em tempos de enchentes com cestas básicas e ate com moradias, na sua gestão adquiriu um grande terreno na cidade alta, onde construiu a casa pastoral e um chafariz.

- Pr. Antônio Alves (1975-1976)

Na sua curta passagem, deu continuidade ao trabalho do Senhor desempenhando seu pastorado com simplicidade e amor.

- Pr. Antônio Paulino da Silva (1976-1978)

Na sua gestão, deu continuidade aos trabalhos da igreja, onde organizou a secretaria, nomeando secretário e começando a registrar atas de reuniões.

- Ministério local (1978-1979)

Durante esse período, a igreja ficou sem Pastor titular, onde os obreiros do ministério administravam a igreja, onde se destacavam, Ev. Onésimo Leite, Dc. Milton Soares e Dc. Raimundo Sancho, nesse período começou o projeto e a construção do templo sede na cidade alta.

- Pr. Edson Cardoso (1980-1982)

Chega a nossa igreja a o obreiro Cearense, que durante seu período, deu continuidade ao trabalho do senhor e andamento a construção do templo na cidade alta, na sua gestão também é criada a ”caixa de socorro”, ação essa para beneficiar famílias carentes na compra de medicamentos, onde ate os dias de hoje esse projeto beneficia as famílias de nossa igreja.

- Ev. Daniel Avelino (1982-1986)

Em seu pastorado, o Ev. Daniel Avelino deu continuidade aos trabalhos de construção do templo na cidade alta, sendo concluído e inaugurado no dia 24 e 25 de agosto de 1982 com um grande culto de festejo ao senhor, marcado também com um batismo de aproximadamente 80 irmãos e irmãs. Em sua gestão também foi construído a sede do Centro de ação social na cidade alta com em parceria com seu presidente Milton Soares e a Visão mundial.

- Pr. Davi Marroque Texeira de (1986-1988)

Em seu pastorado, deu continuidade as atividades, tantos eclesiásticas como sociais, mantendo firme os trabalhos na cidade e zona rural.

-Pr. Antônio Paulino da silva de (1988-1993)

Na sua segunda passagem a frente da igreja, deu prosseguimento aos trabalhos da igreja, realizando cultos e visitas na cidade e comunidades, ações que resultaram em algumas conversões e batismos.

- Pr. Maildson Fernandes  (1994-2002)

Chega para assumir a igreja na metade da década de 90, onde deu continuidade as atividades, intensificando os cultos evangelísticos nas ruas da cidade. Organizou de forma oficial as congregações, enviando e nomeando dirigentes para coordenar os trabalhos na zona rural, conseguindo terrenos e iniciando construções em algumas congregações. Nesse período a igreja experimenta um avivamento, onde aconteceu várias conversões para Cristo, avivamento este, que no ano de 1997 aconteceu um batismo onde 125 pessoas foram batizadas em um único dia. Também em sua gestão a igreja adquiriu uma moto 0km ano 1999, e pouco tempo depois a igreja teve a oportunidade de adquirir uma caminhonete, para facilitar o translado dos utensílios dos cultos, como também para ajudar na missão e trabalhos nas comunidades comunidades.

- Pr. Givanildo leite (2002)

No pouco período que esteve à frente da igreja, deu continuidade aos trabalhos que vinham sendo realizado, como também conseguiu organizar e criar o estatuto da Igreja de Cristo em Felipe Guerra.

- Pr. Francisco Laudemir (2003-2007)

No período que Pastoreou na Igreja, deu procedimento a obra do Senhor, realizando cultos evangelísticos e visitas pastorais na cidade e congregações, dando continuidade em algumas construções e realizações de festejos.

- Pb. Josias Avelino (2007)

Assume a Igreja por um pouco período de tempo, dando continuidade aos trabalhos que já vinham sendo realizados. Em sua gestão, adquire um computador para a igreja e realiza a troca do carro para uma camionete D20.

- Pr. Maildson Fernandes (2008-2013)

Em sua segunda passagem pela igreja, dá continuidade aos trabalhos já realizados. Promove à partir de 2009, os festejos de agosto, passando de 2 dias de festividades para uma semana de eventos pelas principais ruas da cidade, onde já virou tradição desde de então. Compra de 6 lotes de terreno no conjunto liberdade, para construção futura de um templo, realiza a reforma da casa pastoral e compra de um som para eventos.

- Pr. Izac silva dos Reis (2013 até dias Atuais)

Assume em momento crítico e difícil enfrentado pela igreja, mais com a graça e direção de Deus consegue pastorear o rebanho do Senhor. Dando continuidade as atividades eclesiásticas da igreja através de um bom relacionamento com o ministério local, promovendo cultos evangelísticos na cidade e comunidades, promovendo eventos e festejos, discipulados e batismos nas águas, sendo um aconselhador do rebanho. Em sua gestão realizou a troca da camionete D20 pelo caminhão F4000, houve a aquisição de um palco para festas, deu prosseguimento à construção do templo no bairro liberdade, manutenção do patrimônio e a aquisição de um sonho antigo da igreja, a compra do ônibus para melhor conforto e segurança no translado dos irmãos(ãs). É o atual pastor da Igreja de Cristo em Felipe Guerra. 

È bem verdade que nossa história vai além desse pequeno documentário, temos muitos outras ações que marcam a historia da nossa igreja, como nossos departamentos de senhoras, jovens, senhores e crianças, nosso ministério local os obreiros consagrados, nossas congregações, nossa escola bíblica dominical, nossas campanhas de orações e nossas visitas fraternais. 

Podemos afirmar que Felipe Guerra é uma cidade melhor, pois aqui existe a IGREJA DE CRISTO. Parabéns pelos seus 56 anos de organização. 

Documentário histórico da igreja de cristo em Felipe Guerra

 Jefersson de Souza

Azincleide Maciel

Mikael Morais

Milton Soares  

FELIPE GUERRA/RN

20 DE AGOSTO DE 2020

( Hide )
  1. Boa tarde!
    Senti falta do registro do irmão Antônio Carlos de Menezes na Passagem Funda...onde muito contribui.

    ResponderExcluir
  2. Tem vários erros sobre datas falta o irmão Jose Maria que dirigiu a igreja por um bom tempo.

    ResponderExcluir

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar