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LEILA:Superando a Deficiência: A importância das Instituições Especializadas no Atendimento as Pessoas com Deficiência Visual em Mossoró-RN A inserção dos deficientes visuais nas escolas comum da rede regular de ensino coloca novos e grandes desafios para o sistema Educacional, entre esses desafios estão: a falta de material didático, equipamentos especializados, a carência de acessibilidade arquitetônica e atitudinais a ausência do desejo, da vontade e da responsabilidade da maioria dos educadores.
Sou deficiente visual, causada por uma má formação congênita, minha inserção na escola regular aos 6 anos de idade, foi acompanhada de preconceito e discriminação causada muitas vezes pela falta de informação da escola, de educadores e dos próprios colegas.
Mesmo diante do preconceito não desisti e conclui o ensino fundamental, disposta a continuar na mesma depois do final de vc parou "na mesma escola, pois tinha o pensamento que os alunos estavam adaptados a minha deficiência.
Iniciei o Ensino Médio, preconceito e discriminação pouco existia, mais veio a pior parte eu não me aceitar sem diferente de todos, então comecei a me afastam de todos que desejavam interagir comigo, esse foi o meu erro.
Quase no final do ano, comecei a pensar em não mais estudar, mas, logo venho à solução, quando todas as turmas receberam um questionário com dados pessoais para serem entregues a escola,entre ele tinha a seguinte pergunta você tem algum tipo de deficiência? Então o meu questionário foi enviado a Escola Luis Braille, hoje Centro de Apoio ao Deficiente Visual -CADV, instituição Especializada noAtendimento Educacional de pessoas cegas e com baixa visão, e desde 1987 tem cumprido o seu papel no objetivo de habilitar e reabilitar pessoas com deficiência visual em Mossoró e cidades circunvizinhas, como também facilitar seu processo de inclusão na escola e sociedade, desenvolvendo atividades, como: disponibilidade de recursos, serviços, materiais e equipamentos que possibilitem o acesso ao
conhecimento, à informação, à comunicação e às tecnologias disponíveis, escrita Braille, Orientação e Mobilidade , Atividade da Vida Diária ,suporte pedagógico , cursos e visitas a escolas, etc.
Tive a oportunidade de fazer minha matrícula, e começar a freqüentar o Centro no horário inverso da escola regular, recebendo
orientações e apoio pedagógico, conheci também outra instituição: a Associação dos deficientes Visuais de Mossoró - ADVM, entidade civil, de fins não econômicos, com sede na Pça. Dom João Costa, Bairro Santo Antônio tem por objetivo reivindicar e defender os direitos e interesses das pessoas com deficiência visual no município deMossoró e cidades circunvizinhas, bem como, incentivar os deficientes visuais para o exercício de atividades lucrativas, promovendo a sua inclusão no mercado de trabalho e favorecendo condições de competitividade de modo que possam manter-se com seu próprio trabalho;
articular e promover campanhas de prevenção da deficiência visual, como também, de esclarecimento à comunidade visando informá-las das capacidades, possibilidades e potencialidades das pessoas com deficiência e combater toda forma de discriminação, preconceito,
estigmatização e assegurar o pleno exercício da cidadania e dos direitos individuais e sociais desse segmento.
E hoje só tenho a agradecer a Deus, a escola pelo encaminhamento do meu questionário ao CADV, enfim a todos que fazem dessas duas instituições que mim receberam com muito carinho e dedicação, foi e é de suma importância para minha INCLUSÃO na escola, no mercado de trabalho e principalmente na sociedade.
“Aprendemos quando resolvemos nossas dúvidas, superamos nossas incertezas e satisfazemos nossa curiosidade”.
LEILA MÔNICA DE MENEZES
Pedagoga
Email:leilamonica_@hotmail.com

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