Recent News

Mostrando postagens com marcador z_destaque. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador z_destaque. Mostrar todas as postagens

Nova Especialização Cruza Neurociência e Segurança Pública para Otimizar Decisões sob Estresse

 Curso pioneiro, chancelado pelo MEC, analisa as reações humanas e os impactos jurídicos em cenários de alta pressão.

Em uma iniciativa pioneira para o cenário educacional brasileiro, o Instituto Doutrina Policial estruturou a pós-graduação em Neurociência e Comportamento Humano em Combate. Lançada em maio de 2026 com a devida certificação do Ministério da Educação (MEC), a especialização propõe um olhar científico e multidisciplinar sobre como o ser humano faz escolhas quando submetido a riscos extremos e ambientes de forte incerteza.

A urgência desse debate ganha eco nos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Os indicadores oficiais do Anuário da instituição apontam para um cenário complexo: o país registra uma média nacional de 2,9 mortes decorrentes de intervenções policiais para cada grupo de 100 mil habitantes. Diante dessa realidade, o curso surge como uma ferramenta para promover atuações mais seguras e amparadas pela lei.

Pilares da Formação

O principal propósito do programa é qualificar os estudantes para decifrar os fatores biológicos, psicológicos e jurídicos que moldam a percepção e o julgamento em momentos críticos. Com isso, busca-se:

  • Compreender os mecanismos cognitivos e fisiológicos do estresse;

  • Mitigar falhas de julgamento em momentos de alta pressão;

  • Garantir a legitimidade técnica e legal das ações tomadas em campo;

  • Mitigar riscos corporativos e operacionais.

"Acreditamos que decisões melhores começam por uma compreensão mais profunda do comportamento humano. Nossa proposta é aproximar ciência e prática profissional para ampliar a qualidade das decisões tomadas em ambientes de elevada pressão e responsabilidade", ressalta Irlan Calaça, coordenador do curso.

Corpo Docente e Grade Curricular

Para garantir o equilíbrio entre teoria e prática, a especialização reúne um corpo docente altamente qualificado, composto por mestres e doutores especializados em comportamento humano, neurociência, saúde e psicologia, além de referências consolidadas do sistema de justiça e da segurança pública.

A matriz curricular foi desenhada de forma estratégica, englobando os seguintes temas:

  • Neurociência aplicada e psicologia comportamental;

  • Liderança e gerenciamento de desempenho sob estresse;

  • Processos decisórios e aspectos jurídicos da atividade profissional;

  • Fundamentos científicos em cenários de alta complexidade.

Público-Alvo

O treinamento é direcionado a um público amplo que atua ou estuda a gestão de crises, incluindo:

  • Profissionais da segurança pública e privada;

  • Integrantes do sistema de justiça e gestores;

  • Pesquisadores e CACs (Colecionadores, Atiradores e Caçadores);

  • Demais interessados nos mecanismos da tomada de decisão.

Ao unificar a ciência de ponta com a realidade prática das ruas e dos tribunais, a formação desponta como um modelo educacional sem precedentes no país, focado na validação de condutas em ambientes de alta responsabilidade.


Homem é assassinado com vários tiros no bairro Leandro Bezerra


Um crime de homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira (25), no bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas.

A vítima foi identificada preliminarmente apenas como Sinval do Peixe. De acordo com as primeiras informações, ele foi atingido por diversos disparos de arma de fogo e morreu ainda no local.

Policiais militares isolaram a área até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica de Pau dos Ferros, responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que deverá apurar a motivação do homicídio, bem como identificar e localizar os autores do crime. Até o momento, ninguém foi preso.


Prefeitura de Caraúbas investe mais de R$ 378 mil no fortalecimento da educação municipal


A Prefeitura de Caraúbas, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento da Educação e do Desporto, anunciou hoje a aplicação de R$ 378.472,08 em iniciativas que contemplam tecnologia, infraestrutura, climatização, materiais pedagógicos e incentivo à leitura.

Entre os investimentos realizados está a aquisição de 14 computadores desktop completos, destinados ao apoio das atividades pedagógicas e à manutenção das ações do ensino em tempo integral. O investimento na área de tecnologia soma R$ 59.500,00.

Outro importante avanço foi a entrega de tênis escolares para todos os alunos da rede municipal de ensino, uma ação inédita na história do município. A iniciativa representou um investimento de R$ 101.509,28 e garante mais conforto, segurança e igualdade para os estudantes no ambiente escolar.

A melhoria da infraestrutura das unidades de ensino também recebeu atenção especial, com a aquisição de novos aparelhos de ar-condicionado, totalizando R$ 6.872,00, proporcionando ambientes mais adequados para o aprendizado.

O maior volume de recursos foi destinado à aquisição de materiais pedagógicos e ao desenvolvimento de projetos educacionais, somando R$ 210.590,80. Desse total, R$ 121.800,00 foram investidos nos projetos “Literatura e Ludicidade” e “Ler, Brincar e Desenvolver”, direcionados às creches Jesumira Fernandes de Góis e Marinalva Gurgel, fortalecendo as práticas pedagógicas voltadas para a primeira infância.

Além disso, foram investidos R$ 88.790,80 em projetos de acervos literários para a Educação Infantil e os Ensinos Fundamentais I e II. Os materiais foram destinados às escolas municipais Jonas Gurgel, Josué de Oliveira e Leônia Gurgel, ampliando o acesso dos estudantes ao universo da leitura e contribuindo para o desenvolvimento das competências educacionais.

Para o prefeito Givago Barreto, investir em educação é investir diretamente no futuro de Caraúbas “Estamos trabalhando para oferecer cada vez mais oportunidades aos nossos estudantes. Esses investimentos garantem melhores condições de aprendizagem, fortalecem o ensino em tempo integral e demonstram o nosso compromisso em construir uma educação de qualidade”, finalizou o prefeito.

Jovem de 17 anos é morto a tiros após criminosos invadirem casa se passando por policiais em Campo Grande

Um jovem de 17 anos foi assassinado dentro de casa no fim da noite desta segunda-feira (22), na cidade de Campo Grande, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu em uma residência localizada na Rua Maria Conceição de Freitas, no Conjunto Padre Pedro.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi identificada como Thallyson Tauam da Silva Oliveira, de 17 anos. Testemunhas relataram que os criminosos chegaram ao imóvel afirmando serem policiais. Em seguida, invadiram a residência e surpreenderam o adolescente, que estava deitado em um dos cômodos da casa.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos efetuaram dois disparos de espingarda calibre 12 contra a vítima. Um dos tiros atingiu o rosto e o outro a região do joelho. Devido à gravidade dos ferimentos, Thallyson morreu antes da chegada do socorro.

Após o crime, os suspeitos fugiram com destino ignorado. A Polícia Militar realizou o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsáveis pelos procedimentos periciais no local.

Concluída a perícia, o corpo foi removido para a unidade do Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.

Fonte: Mossoró Patrulha

Colisão na RN-078 deixa um morto e três feridos; prefeito de Umarizal estava em um dos veículos

Um grave acidente de trânsito registrado na noite desta segunda-feira (22), na RN-078, entre os municípios de Patu e Olho d’Água do Borges, no Oeste potiguar, resultou na morte de um homem e deixou outras três pessoas feridas. Entre os envolvidos na ocorrência está o prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão.

Segundo informações apuradas no local, a colisão envolveu uma Fiat Fiorino e uma Fiat Strada. A vítima fatal foi identificada como José Pereira, conhecido popularmente como “Dedé”, natural de Mossoró. Ele conduzia a Fiorino e seguia em direção ao município de Almino Afonso, onde realizaria a entrega de frutas.

Relatos colhidos pela Polícia Militar apontam que um policial militar trafegava logo à frente da Fiorino quando percebeu a aproximação de uma Fiat Strada. Instantes depois, ao notar que não conseguia mais visualizar o veículo que vinha atrás, decidiu retornar pela rodovia e encontrou os dois automóveis envolvidos no acidente.

Com a força do impacto, José Pereira ficou preso às ferragens e morreu ainda no local, antes da chegada das equipes de socorro.

Na Fiat Strada estavam o prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão, além do motorista e outro ocupante. Os três receberam atendimento médico e foram encaminhados para uma unidade hospitalar. Informações preliminares indicam que eles sofreram apenas ferimentos leves.

A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada das equipes da Polícia Civil e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), responsáveis pelos procedimentos periciais. Após os levantamentos, o corpo da vítima foi removido para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Pau dos Ferros.

As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas. A Polícia Civil deverá apurar a dinâmica da colisão e esclarecer as causas que levaram à tragédia.


Silêncio e tristeza tomam conta de Pilões após tragédia com criança de 7 anos

Uma tragédia abalou o município de Pilões, no Alto Oeste potiguar, na tarde deste domingo. Uma criança de apenas 7 anos morreu após se afogar em um poço d’água localizado na zona rural da cidade.

Segundo informações preliminares, a criança brincava nas proximidades do reservatório com outras crianças quando acabou entrando no poço. A ausência da criança só foi percebida algum tempo depois, dando início a buscas na região.

Moradores se mobilizaram na tentativa de localizar a vítima e, após as buscas, o corpo foi encontrado dentro do poço. O caso gerou forte comoção entre familiares, amigos e a população local.

A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área até a chegada das equipes responsáveis pelos procedimentos periciais. Peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) estiveram no local para a realização dos levantamentos necessários e remoção do corpo.

As circunstâncias que levaram ao afogamento deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. O caso segue sob investigação.

Jovem empreendedor Faguinho reforça apoio ao deputado Neilton Diógenes em Felipe Guerra

O deputado estadual Neilton Diógenes segue ampliando sua base de apoio no interior do Rio Grande do Norte. Em Felipe Guerra, o parlamentar recebeu o importante apoio do jovem empreendedor Faguinho, uma das lideranças em ascensão no município e reconhecido por sua atuação junto à população e ao setor produtivo local.

O gesto de apoio foi reafirmado durante um encontro marcado pela amizade, diálogo e troca de ideias sobre o futuro da cidade e da região Oeste. Na ocasião, também estiveram presentes diversas lideranças políticas e comunitárias, fortalecendo a união em torno de projetos que promovam desenvolvimento, geração de oportunidades e melhoria da qualidade de vida da população.

Para Neilton Diógenes, o apoio de Faguinho representa a confiança de uma nova geração de lideranças que acredita em uma política próxima das pessoas e comprometida com resultados.

“Receber o apoio de Faguinho é motivo de muita alegria. Ele é um jovem empreendedor que conhece a realidade de Felipe Guerra, gera oportunidades e tem o respeito da população. Seguiremos juntos trabalhando pelo desenvolvimento do município e de todo o Rio Grande do Norte”, destacou o deputado.

Faguinho ressaltou a atuação de Neilton em defesa dos municípios do interior e a atenção dedicada às demandas da região Oeste.

“Neilton tem mostrado trabalho, compromisso e presença. É um deputado que escuta as pessoas e busca soluções para os desafios dos municípios. Por isso, reafirmo meu apoio e confiança em seu mandato”, afirmou.

O fortalecimento dessa parceria reforça o compromisso de Neilton Diógenes com a construção de um projeto cada vez mais conectado às necessidades da população e às lideranças que fazem a diferença em suas comunidades.


Prefeita Claudinha atribui atraso de pagamentos à falta de orçamento aprovado e alerta para risco de paralisação de serviços em Rodolfo Fernandes

Gestora afirma que emendas aprovadas pela Câmara travaram a execução orçamentária do município e diz que buscará solução na Justiça

A prefeita de Rodolfo Fernandes, Claudinha Cavalcante, utilizou as redes sociais para esclarecer a situação financeira enfrentada pelo município e explicar os motivos que têm impedido a realização de pagamentos a servidores, aposentados, organizações sociais e demais prestadores de serviços ligados à administração municipal.

Durante o pronunciamento, a gestora afirmou que a Prefeitura está impossibilitada de efetuar pagamentos devido à falta de autorização orçamentária para execução das despesas. Segundo ela, o problema teve origem em emendas aprovadas pela Câmara Municipal ao orçamento aprovado em 2025, que, de acordo com a prefeita, acabaram travando a execução orçamentária da gestão a partir do mês de maio deste ano de 2026.

Hoje nós nos encontramos sem orçamento. E isso está gerando muitas indagações por parte da população”, declarou.

Claudinha rebateu críticas de vereadores da oposição que, segundo ela, afirmam não ter responsabilidade sobre os atrasos. A prefeita reconheceu que os parlamentares não realizam diretamente os pagamentos dos servidores, mas argumentou que cabe ao Legislativo aprovar os instrumentos orçamentários que permitem à administração municipal executar despesas.

Quando vocês não aprovam um orçamento que vai ser gasto com a população, não estão dizendo não à prefeitura ou à gestão. Estão dizendo não ao povo”, afirmou.

Saúde e serviços essenciais podem ser afetados

A prefeita também demonstrou preocupação com os impactos da situação sobre os serviços públicos. Segundo ela, sem orçamento aprovado, a Prefeitura fica impedida legalmente de realizar pagamentos, o que pode comprometer o funcionamento de áreas consideradas essenciais.

Entre os serviços que podem sofrer prejuízos estão os atendimentos médicos no hospital municipal, especialidades médicas, consultas e serviços voltados para crianças, idosos e gestantes.

Hoje nós não podemos pagar médicos que trabalham 24 horas no hospital, não podemos pagar as especialidades que atendem nossas crianças, nossos idosos e nossas gestantes”, destacou.

Ainda de acordo com a gestora, a administração municipal segue orientação dos setores jurídico e contábil para cumprir rigorosamente a legislação.

Nenhum prefeito pode pagar servidores se não tiver orçamento. São leis que nós, como gestão, iremos cumprir”, disse.

Município deverá recorrer à Justiça

Diante da falta de aprovação do novo projeto encaminhado ao Legislativo em abril, Claudinha informou que a Prefeitura buscará uma solução judicial para tentar regularizar a situação e garantir a continuidade dos serviços públicos.

Nós iremos procurar outra alternativa que não seja a Câmara. Vamos procurar a Justiça, e a Justiça vai dizer se a gente pode ou não pagar ao nosso povo”, declarou.

A prefeita também negou acusações de suposta irresponsabilidade fiscal por parte da administração e afirmou que todas as despesas realizadas seguiram os limites e previsões legais.

Apelo à população

Ao final da mensagem, Claudinha reafirmou que a gestão está empenhada em resolver o problema e pediu compreensão da população. Ela destacou que a dificuldade enfrentada pelo município não está relacionada à falta de recursos financeiros, mas à impossibilidade legal de executar pagamentos sem a devida autorização orçamentária.

“A questão não é dinheiro. A questão é orçamento. Claudinha não aprova orçamento. Quem aprova orçamento são os vereadores. Claudinha executa”, concluiu.

O impasse entre Executivo e Legislativo segue gerando repercussão no município e deverá continuar sendo debatido nos próximos dias, enquanto a Prefeitura busca alternativas para regularizar a situação e evitar maiores prejuízos à população.

Homem natural de Fortaleza/CE é morto a tiros em Projeto de Assentamento na zona rural de Baraúna

Na noite deste domingo, 21 de junho de 2026, um crime de homicídio por disparos de arma de fogo foi registrado nno Projeto de Assentamento Angicos, na zona rural de Baraúna no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações preliminares, a vítima, identificada como Jony Silva das Neves, de 33 anos, natural de Fortaleza/CE, estava em uma esquina na companhia de amigos quando foi surpreendida por um homem que teria pulado um muro e efetuado vários disparos de arma de fogo.

Após o crime, o suspeito fugiu pelo mesmo local por onde entrou. Amigos da vítima prestaram socorro e a levaram para o Hospital Francisco Bezerra Sobrinho, em Baraúna. De acordo com informações, Jone ainda chegou à unidade hospitalar com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.

A Polícia Científica realizar os procedimentos de perícia no local do crime. A motivação do crime e a identidade do autor ainda são desconhecidas. O caso deverá ser investigado pelas autoridades policiais.

Fonte: Fim da Linha

Prefeito Givago Barreto, destaca avanço da educação com construção de nova creche em Caraúbas

A Prefeitura de Caraúbas segue investindo na ampliação da infraestrutura educacional do município. Está em andamento a construção da nova Creche e Escola de Educação Infantil, uma importante obra realizada em parceria com o Governo Federal.

O novo equipamento educacional beneficiará diretamente as famílias dos bairros Renascer, Alto da Liberdade, Alto São Severino e Conjunto Antônio Linhares, garantindo mais acesso à educação infantil de qualidade em um espaço moderno, seguro e preparado para acolher as crianças caraubenses.

Com investimento de R$ 5.043.101,00, a unidade contará com estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, oferecendo mais conforto para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

“Investir na educação é investir diretamente no futuro de Caraúbas. Essa nova creche vai garantir mais oportunidades para nossas crianças, mais tranquilidade para as famílias e melhores condições de aprendizado. É uma obra que transforma vidas e reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento da cidade”, afirmou o prefeito Givago Barreto.

A construção da nova creche integra um conjunto de ações que vêm fortalecendo a infraestrutura pública do município. Além desta importante obra na área da educação, a gestão municipal também está executando outras intervenções estruturantes, como a construção do novo Ginásio Poliesportivo, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do novo Açougue Público e diversas obras de pavimentação.

Com planejamento, trabalho e parcerias que geram resultados, Caraúbas segue avançando em diferentes áreas, promovendo desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população.

Homem é morto a tiros dentro de casa no bairro Navegantes, em Areia Branca

Um homem identificado como Jeckson Felipe dos Santos, conhecido por “Dedezinho”, de 38 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo 21 de junho de 2016, dentro de uma residência localizada na Rua Laureano Couto, no bairro Navegantes, em Areia Branca, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.

Segundo as primeiras informações Dedezinho estava no interior da casa quando foi surpreendido por criminosos armados. Os suspeitos efetuaram vários disparos contra a vítima e fugiram logo em seguida, tomando destino ignorado.

A Polícia Militar foi acionada e realiza o isolamento da área para preservar a cena do crime até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica, responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.

A Polícia informou que Jeckson Felipe dos Santos já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio no ano de 2023, onde na ocasião, sobreviveu ao atentado.

Até o momento não há informações sobre a motivação do homicídio e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela 42ª Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca, que deverá apurar todas as circunstâncias do crime.

Fonte: Fim da Linha

Suspeito de abuso contra adolescente autista morre após reagir à abordagem policial em Baraúna

Um homem de 19 anos morreu após reagir a uma abordagem policial realizada por equipes das polícias militares do Ceará e do Rio Grande do Norte na noite deste sábado (20), no município de Baraúna, na região Oeste potiguar.

De acordo com informações preliminares, ele era suspeito de envolvimento em um caso de abuso sexual contra uma adolescente de 13 anos, diagnosticada com autismo. Segundo relatos, a vítima teria sofrido ferimentos e apresentado intenso sangramento após o ocorrido, situação que levou ao acionamento das forças de segurança.

Após a denúncia, o suspeito teria deixado o município de Jaguaruana, no Ceará, e retornado para Baraúna, cidade onde residia. A partir das informações repassadas, policiais dos dois estados iniciaram diligências e localizaram o investigado no município potiguar.

Conforme as informações iniciais, durante a tentativa de abordagem, o suspeito teria reagido à ação policial. Houve confronto e ele acabou sendo atingido por disparos. O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Baraúna, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada na unidade de saúde.

Durante a ocorrência, os policiais apreenderam um revólver que estaria em posse do suspeito. A arma foi recolhida e encaminhada para os procedimentos legais, ficando à disposição das autoridades responsáveis pela investigação.

O caso será apurado pelos órgãos competentes, que deverão esclarecer as circunstâncias da abordagem policial e todos os fatos relacionados à ocorrência.

Fonte: Mossoró Patrulha


Polícia Militar apreende mais de 1 kg de maconha e prende dois suspeitos por tráfico em Apodi

PM apreende mais de 1 kg de maconha e prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Apodi.

Policiais militares da Rádio Patrulha da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ª CIPM) prenderam, no final da tarde deste sábado, dois jovens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas no município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 17h, após uma denúncia anônima recebida por meio do Disque Denúncia 190. As informações indicavam que dois indivíduos estariam se deslocando da comunidade de Soledade em direção à cidade de Apodi, em uma motocicleta preta, possivelmente transportando entorpecentes.

Diante da denúncia, os policiais intensificaram o patrulhamento e conseguiram localizar os suspeitos nas proximidades da rotatória da Serra em Apodi. Após a abordagem e a realização de buscas pessoais e na motocicleta, os militares encontraram aproximadamente 1,120 kg de maconha, além de uma balança de precisão, equipamento frequentemente utilizado para o fracionamento e comercialização de drogas.

Durante a ocorrência, a motocicleta utilizada pelos suspeitos e dois capacetes também foram apreendidos e encaminhados para a unidade policial.

Os dois homens receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão, em Pau dos Ferros, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Militar destacou a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, ferramenta considerada fundamental no combate ao tráfico de drogas e no fortalecimento da segurança pública na região.

ROCAM apreende 2,5 quilos de skank e drogas sintéticas em residência de Mossoró

Policiais da ROCAM do 2º Batalhão da Polícia Militar apreenderam, neste sábado (20), uma grande quantidade de drogas em uma residência localizada no Conjunto Vingt Rosado, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações da PM, a ação foi desencadeada após denúncias anônimas que apontavam a existência de entorpecentes no imóvel. Durante as diligências, os policiais encontraram aproximadamente 2,5 quilos de maconha do tipo skank, conhecida como “supermaconha” devido ao seu alto teor de substâncias psicoativas.

Além do skank, foram apreendidos comprimidos de drogas sintéticas, entre eles ecstasy, e uma balança de precisão, material geralmente utilizado para fracionamento e comercialização de entorpecentes. Nenhuma pessoa foi encontrada na residência durante a ação policial, e por isso não houve prisões.

Todo o material apreendido foi recolhido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plantão, onde foi apresentado para os procedimentos cabíveis. O caso será investigado pela Polícia Civil, que buscará identificar os responsáveis pelas drogas encontradas no imóvel.

Fonte: Fim da Linha

Com recursos próprios, gestão do prefeito Salomão Gomes avança na construção de 150 casas populares em Felipe Guerra

A Prefeitura de Felipe Guerra, sob a gestão do prefeito Salomão Gomes, segue avançando com o Programa Municipal de Habitação, considerado um dos maiores investimentos habitacionais da história do município. Com recursos próprios, a administração municipal está investindo R$ 12.670.000,00 (doze milhões, seiscentos e setenta mil reais) na construção de 150 unidades habitacionais destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nesta quinta-feira, 18 de junho, as obras alcançaram mais uma etapa importante com a concretagem dos pisos de oito residências. O avanço dos trabalhos demonstra o compromisso da gestão do prefeito Salomão Gomes em garantir moradia digna para centenas de famílias felipenses.

O processo de seleção dos futuros beneficiários foi regulamentado por meio do Edital nº 001/2026, lançado pela Prefeitura de Felipe Guerra, com base na Lei Municipal nº 613/2025 e no Decreto Municipal nº 577/2026. O edital estabeleceu as regras para inscrição, cadastramento e atualização de famílias interessadas em participar do programa habitacional.

As inscrições foram realizadas de forma presencial na sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), assegurando transparência e igualdade de oportunidades durante o processo de seleção.

De acordo com a gestão municipal, o programa tem como objetivo reduzir o déficit habitacional, promover inclusão social e garantir mais dignidade às famílias beneficiadas. Além de realizar o sonho da casa própria para 150 famílias, a iniciativa representa um importante investimento no desenvolvimento social e urbano do município.

Para o prefeito Salomão Gomes, a construção das moradias simboliza o compromisso da administração com a população que mais necessita de apoio do poder público. O programa habitacional é apontado como uma das principais ações da atual gestão, fortalecendo a política de assistência social e ampliando o acesso à moradia digna em Felipe Guerra.

Com as obras em andamento e as primeiras residências já recebendo a concretagem do piso, a expectativa é de que o projeto continue avançando nos próximos meses, transformando em realidade o sonho da casa própria para dezenas de famílias felipenses.

Concurso PRF Administrativo: como funciona e por que vale a pena acompanhar

O Concurso PRF Administrativo oferece vagas para o cargo de Agente Administrativo para nível médio, com remuneração inicial em torno de R$5.921,25. Não exige CNH, Teste de Aptidão Física (TAF) ou limite de idade, e um novo edital com 248 vagas foi solicitado, valendo a pena acompanhar desde já, visto que a preparação é indispensável.

A remuneração inicial gira em torno de R$5.921,25, e os servidores federais contam com benefícios adicionais, como auxílio-saúde e assistência pré-escolar. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, normalmente em expediente de horário comercial. Saiba como funciona o Concurso PRF Administrativo!

O que é o Concurso PRF Administrativo?

O Concurso PRF Administrativo seleciona profissionais (Agentes Administrativos) para exercer funções de suporte logístico dentro da Polícia Rodoviária Federal. O objetivo é livrar os policiais das rotinas burocráticas, garantindo o funcionamento interno das unidades em todo o país.


Diferenças entre cargos administrativos e policiais

  • Polícia Rodoviária Federal: exige ensino superior em qualquer área. Exige porte de arma, Teste de Aptidão Física (TAF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

  • Agente Administrativo: exige somente ensino médio completo, sendo uma carreira de escritório e gestão.

Perfil das Vagas

  • Requisito: ensino médio completo;

  • Atribuições: recursos de infrações, gestão de multas, controle de materiais, licitações, protocolo, almoxarifado, atendimento ao público e arquivo;

  • Remuneração: gira em torno de R$5.921,25 a R$6.600;

  • Lotação: nacional, com possibilidade de atuar nas superintendências regionais na sede do órgão em Brasília.

Melhores oportunidades

  • Sem CNH ou TAF: atrai candidatos que desejam a estabilidade e os salários do serviço público federal;

  • Oportunidade de entrada: frequentemente usado como trampolim para o setor público.

  • Remuneração e estabilidade: oferece ótimos salários iniciais.


A seleção é bastante aguardada, pois a PRF enviou um pedido de autorização ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) contemplando as 248 vagas.

Quais são as funções e a rotina no cargo do Concurso PRF Administrativo? 

O Concurso PRF Administrativo seleciona servidores de nível médio para exercer funções de suporte logístico e burocrático. Eles garantem o funcionamento interno das unidades policiais, atuando na gestão documental, contratos, recursos humanos e atendimento ao público, sem realizar a fiscalização nas rodovias ou policiamento.


A rotina é interna e segue o horário de expediente regular, normalmente de 8 horas diárias, totalizando as 40 horas semanais. 


Enquanto o Policial Rodoviário Federal realiza patrulhamentos ostensivos, operações táticas rodoviárias e fiscalização de trânsito; o Agente Administrativo trabalha nos bastidores, fornecendo o aparato estrutural para que as operações ocorram.

Onde os aprovados podem atuar e como funciona a lotação do Concurso PRF Administrativo? 

A lotação do Concurso PRF Administrativo ocorre no âmbito nacional e permite que o candidato aprovado seja alocado na Sede Nacional, em Brasília, ou nas Superintendências Regionais, localizadas nas capitais de todos os estados brasileiros.


Os servidores podem atuar nos seguintes setores:


  • Processos de licitações, logística e contratos;

  • Atendimento ao público interno e externo;

  • Gestão de recursos humanos e da folha de pagamento;

  • Controle de finanças, almoxarifado e orçamento.


Com o quantitativo exato de vagas, as etapas do processo seletivo e as retas de lotação do concurso PRF Administrativo podem sofrer alterações conforme as diretrizes do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI). 

Guia prático: como começar a estudar antes da publicação do edital? 

Estudar é a estratégia certa para ser aprovado, pois permite criar uma base sólida sem a pressão do pós-edital. Siga os seguintes passos para estudar para o Concurso PRF Administrativo:


  • Foque nas disciplinas básicas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Matemática, Direito Constitucional e Direito Administrativo;

  • Faça uma análise do edital anterior: pegue o último edital e transforme-o em uma planilha, listando os tópicos exigidos.


Para se destacar, é preciso ir além dos estudos e utilizar o pré-edital para implementar técnicas como revisões, simulações e ciclos de estudos.


A Nova Concursos oferece videoaulas e materiais em PDF focados exatamente no que cai na prova. Acesse nosso site para se manter atento aos principais concursos do país!


Área SEO

H1: Concurso PRF Administrativo: como funciona e por que vale a pena acompanhar


Palavra-chave: Concurso PRF Administrativo


Meta-descrição: Saiba como funciona o concurso PRF Administrativo, o que faz o profissional do concurso, onde os aprovados podem atuar e muito mais!


Permalink: /concurso-prf-administrativo/


Prefeito Givago Barreto empossa nova Secretária Municipal da Mulher em Caraúbas

Na manhã de hoje (16/06), o Prefeito Givago Barreto empossou primeira Secretária Municipal da Mulher, Vitória Cortez.

A criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres representa um marco para a administração pública de Caraúbas, fortalecendo o compromisso da gestão com a promoção da igualdade, da proteção e da garantia de direitos para as mulheres caraubenses.

“A criação desta secretaria demonstra o cuidado da nossa gestão com as mulheres de Caraúbas. Estamos dando voz, fortalecendo direitos e criando oportunidades para que elas tenham cada vez mais protagonismo nas decisões e nas ações do poder público”, ressaltou o Prefeito Givago Barreto.

À frente da nova secretaria, Vitória Cortez terá a missão de coordenar programas, projetos e iniciativas voltadas à promoção da cidadania, ao enfrentamento da violência contra a mulher, ao fortalecimento da autonomia feminina e à ampliação do acesso a políticas públicas.

Com a implantação dessa nova secretaria, a Prefeitura de Caraúbas reafirma seu compromisso de ampliar os espaços de debate feminino, fortalecer a participação das mulheres na sociedade e desenvolver ações que contribuam para uma cidade mais justa, inclusiva e igualitária para todos.

Operação policial prende suspeitos de ataque a Cabo Deyvison; assessor não resistiu aos ferimentos

O vereador Cabo Deyvison foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (15), em Mossoró. O atentado aconteceu enquanto o parlamentar realizava uma transmissão ao vivo em seu perfil no Instagram.

Durante a ação criminosa, o assessor do vereador, conhecido como Diego, foi atingido por disparos na região da cabeça. Ele chegou a ser socorrido para a UPA do Alto de São Manoel, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade de saúde.

Já o vereador Cabo Deyvison foi baleado nas pernas. Ele foi submetido a um procedimento cirúrgico e, de acordo com as informações mais recentes, seu estado de saúde é considerado estável.

Desde o momento do atentado, a Polícia Militar intensificou as diligências e realiza uma grande operação com o objetivo de localizar e prender os responsáveis pelo crime.

Na manhã desta terça-feira (16), surgiram informações de que um homem teria sido raptado em Mossoró e posteriormente encontrado às margens da BR-304. Segundo relato prestado às autoridades, ele teria sido forçado por criminosos a transportar suspeitos em direção ao estado do Ceará, no sentido Fortaleza.

Com o avanço das investigações e da operação policial, dois homens foram localizados e presos já nas proximidades de Fortaleza no estado do Ceará. Os suspeitos estão sendo conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil, onde serão realizados os procedimentos cabíveis.

Até o momento, as identidades dos presos não foram oficialmente divulgadas. Apenas imagens do momento da prisão começaram a circular nas redes sociais.

O caso segue sendo investigado pelas forças de segurança. Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar