Recent News

Em parceria com o Governo Municipal, Senar inicia a realização de mais dois cursos gratuitos em Felipe Guerra

Os cursos são destinados a pessoas que trabalham nas áreas agrícola e do artesanato e que desejavam se capacitar para estes segmentos do mercado de trabalho.

Teve início na manhã desta segunda-feira (09), em Felipe Guerra/RN, mais dois cursos oferecidos pelo Governo Municipal e realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Trata-se da segunda etapa do Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas, e da primeira etapa do Curso de Artesanato em Bordado Rústico.
Oferecidos gratuitamente através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o Fórum das Associações do Município de Felipe Guerra, com a Associação dos Empreendedores Artistas e Artesãos de Felipe Guerra (Abelharts), e com o Sindicato dos Produtores Rurais de Apodi (SPRA), os cursos são destinados a pessoas que trabalham nas áreas agrícola e do artesanato e que desejavam se capacitar para estes segmentos do mercado de trabalho.
As inscrições para ambos os cursos foram realizadas na Central da Cidadania Ver. Otoniel Maia de Oliveira, entre os dias 29/07 e 08/08. Para o Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas, além do vínculo com a área agrícola, os interessados precisavam ser sindicalizados, ter DAP e estarem inscritos no Cadastro Único. Já para o Curso de Artesanato em Bordado Rústico, as pessoas interessadas precisavam estar associadas à Associação dos Empreendedores Artistas e Artesãos de Felipe Guerra (Abelharts). Foram formadas duas turmas, sendo uma com 15 alunos para o Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas, e outra com 10 alunos para o Curso de Artesanato em Bordado Rústico.
Participaram da solenidade de abertura oficial dos cursos, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ubiracy pascoal, o Secretário Municipal de Agricultura, Antônio de Souza, a Secretária Municipal de Assistência Social, Fátima Maia, o Chefe do gabinete Civil, Jimmy Canuto, o presidente do Fórum das Associações do Município de Felipe Guerra, Adailton Alves, da Coordenadora Pedagógica do SENAR, Cimara Albuquerque, entre outros.

Os cursos

Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas

Objetivo Geral

Realizar corretamente a condução de tratores e arados agrícolas, seguindo as recomendações técnicas.

Organização Curricular

Carga Horária Total: 30 Horas.

Ementa:

  1. Segurança e saúde no trabalho rural – NR31;
  2. Informações sobre o trator e seus comandos
  3. Tipos de tratores: Agrícola x industrial, Tipos de tração (4 x 2, 4 x 2 com TODA e 4 x4), Potência em CV no motor do trator.
  4. Regras de segurança na operação de trator: Segurança Pessoal, Segurança na Operação, Segurança na Manutenção.
  5. Manutenção: Preventiva e Corretiva.
  6. Operação do trator: Lastragem e Ajuste da bitola
  7. Acoplagem e desacoplagem de implementos: Regulagem de implementos

Curso de Artesanato em Bordado Rústico

Objetivo Geral

Aplicar as técnicas do bordado rústico, utilizando os materiais necessários e as técnicas recomendadas, na confecção de diversas peças.

Carga Horária Total: 30 horas.

Ementa:

1. Materiais utilizados: consumo e ferramentas
2. Preparação do tecido das amostras: Medida dos tecidos; Corte; Riscado; Abanhado.
3. Pontos do Bordado: Ponto atrás; Ponto aste; Ponto corrente; Confecção das amostras.
4. Confecção das peças e acabamento
5. Orçamento e Custo

O SENAR

O SENAR é uma instituição de direito privado, estruturado sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e as Federações de Agricultura Estaduais. No Estado do Rio Grande do Norte, o SENAR-AR/RN está vinculado a FAERN – Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, sendo administrado por um Conselho formado por representantes do SENAR-AR/RN Administrativo Central, Classes Produtoras, FETARN e da própria FAERN.

Fotos: Noberto Andrade

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar