Recent News

SENAR-RN inicia aplicação de curso de operação e manutenção de tratores e arados agrícolas em Felipe Guerra

O curso é oferecido pelo Governo Municipal de Felipe Guerra, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Teve início na manhã desta segunda-feira, 12, na Central da Cidadania Vereador Otoniel Maia de Oliveira, a primeira etapa do Curso de Operação e Manutenção de Tratores e Arados Agrícolas do SENAR-RN, oferecido pelo Governo Municipal de Felipe Guerra, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nesta primeira etapa, o curso com carga horária total de 30 horas está sendo aplicado numa turma composta por 15 alunos, onde foram priorizados profissionais que já atuam com tratores e arados agrícolas, os quais ainda não possuem orientação técnica. O objetivo do Governo Municipal é realizar outras etapas do referido curso, contemplando mais pessoas, bem como oferecer outros cursos profissionalizantes ná área agrícola e em outras áreas.

O Prefeito Salomão Gomes, o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio de Souza, a Secretária de Assistência Social, Fátima Maia, e o Presidente do Fórum das Associações do Município de Felipe Guerra, Adailton Alves, acompanham o início da aplicação do curso.

O Curso
Objetivo Geral

Realizar corretamente a condução de tratores e arados agrícolas, seguindo as recomendações técnicas.

Organização Curricular

Carga Horária Total: 30 Horas.

  1. Segurança e saúde no trabalho rural – NR31;
  2. Informações sobre o trator e seus comandos
  3. Tipos de tratores: Agrícola x industrial, Tipos de tração (4 x 2, 4 x 2 com TODA e 4 x4), Potência em CV no motor do trator.
  4. Regras de segurança na operação de trator: Segurança Pessoal, Segurança na Operação, Segurança na Manutenção.
  5. Manutenção: Preventiva e Corretiva.
  6. Operação do trator: Lastragem e Ajuste da bitola
  7. Acoplagem e desacoplagem de implementos: Regulagem de implementos

O SENAR-RN

O SENAR é uma instituição de direito privado, estruturado sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, vinculada a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e as Federações de Agricultura Estaduais. No Estado do Rio Grande do Norte, o SENAR-AR/RN está vinculado a FAERN – Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte, sendo administrado por um Conselho formado por representantes do SENAR-AR/RN Administrativo Central, Classes Produtoras, FETARN e da própria FAERN.

Fotos: Noberto Andrade

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar