Recent News

Saúde inicia nesta terça a 2ª etapa da vacinação contra gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Felipe Guerra inicia nesta terça-feira (11) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta etapa, que vai de 11/05 a 08/06, serão vacinados professores e idosos com 60 anos ou mais.

Tendo como meta vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, a campanha foi dividida em três etapas e vai até o dia 09 de julho.

Na primeira etapa (12/04 a 10/05) foram vacinadas: crianças com de 6 meses a 6 anos de idade; gestantes; puérperas; povos indígenas; e trabalhadores da saúde.

Na terceira etapa serão vacinadas: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; integrantes das Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; e população privada de liberdade, jovens e adolescentes em medidas socioeducativas.

Locais, dias e horários

Na zona urbana a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Dr. Ananias Queiroga de Oliveira. Na zona rural é de segunda a quinta-feira, das 08h às 11h, nos postos de saúde e/ou pontos de apoio das comunidades.

Recomendações

O Instituto Butantan, responsável pela produção da vacina, recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe e que ainda não foram vacinadas contra o coronavírus devem dar prioridade à dose contra a covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza.

Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas. Quem tomar primeiro a da Influenza tem que esperar 15 dias para tomar a da covid-19. Se tomou a da covid-19, precisa esperar 15 dias para a da gripe.

Além de prevenir casos graves de gripe, a imunização também ajuda a reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da covid.

Vacinação contra a covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Felipe Guerra também também avança com a vacinação contra a covid-19. Na etapa em curso, houve uma ampliação na faixa etária de determinados públicos prioritários, ficando da seguinte forma:

* Síndrome de Down (18 a 59 anos);

* Pessoas com doença renal crônica, em diálise – (18 a 59 anos)

* Gestantes e puérperas – (18 anos ou mais);

* Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada – BPC – (50 a 59 anos);

* Pessoas com as seguintes comorbidades: Diabetes, Mellitus e doenças cardiovasculares crônicas – (50 a 59 anos).

É necessário apresentar documentação comprobatória, tais como: laudo, exame ou prescrição médica. 

_Foto: Edivaldo Barbosa_

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar