Recent News

Município participa de reunião do Prodeter para discutir bovinocultura de leite

Representantes de 10 municípios do Médio Oeste Potiguar, da Emater-RN, do Sebrae-RN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Banco do Nordeste (BNB), se reuniram virtualmente na manhã desta terça-feira, 16, para fazer o monitoramento das ações que vêm sendo desenvolvidas através do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), do BNB, no Território Sertão do Apodi. As ações visam a organização, a estruturação e o fortalecimento das cadeias produtivas nos territórios. No caso do Território Sertão do Apodi, que engloba os municípios de Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Janduís, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Patu, Rafael Godeiro e Umarizal, a atividade inicial beneficiada é a bovinocultura de leite.

Do município de Felipe Guerra, representando o Comitê Gestor Municipal da Bovinocultura de Leite, participaram da reunião o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Ubiracy Pascoal, o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio de Souza, e o Secretário Municipal de Educação, Luiz Agnaldo.

Ubiracy Pascoal explica que em Felipe Guerra se uniram em torno do Prodeter as pastas Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Ação Social e Educação, com o objetivo de garantir crédito, assistência técnica e compra da produção de leite aos pequenos produtores da agricultura familiar do município.

“É o desenvolvimento econômico sendo fomentado através dos pequenos criadores de gado, ou seja, pequenos produtores da agricultura familiar. E Felipe Guerra é um município com um potencial enorme, especialmente em rações. Então, o que queremos? O nosso objetivo é que haja crédito e assistência técnica para os nossos produtores, e que também eles tenham a quem vender, por preço justo, o leite produzido no município. Recentemente o Prefeito Salomão visitou a indústria de laticínios de Santana, e existe a possibilidade de comercializarmos o nosso leite internamente, derivando-o, agregando valor ao nosso produto, gerando emprego e renda para as famílias envolvidas e assim fortalecendo ainda mais a nossa economia. Lembrando que, no nosso município, está à frente das ações do Prodeter, juntamente com o Banco do Nordeste, a Secretaria de Agricultura, pois é a pasta mais familiarizada com as pautas do homem do campo, e por isso conduzirá as ações e terá total apoio das pastas Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Educação e do Governo Salomão como um todo”, explicou Ubiracy.

Ainda de acordo com Ubiracy Pascoal, o prefeito Salomão Gomes já assegurou que o Município não medirá esforços para que esta parceria produza resultados expressivos e fortaleça os produtores rurais filipenses.

“O prefeito Salomão está decidido a oferecer o melhor da sua gestão aos nossos produtores rurais, já me disse que o campo tem que dar certo e que o Município não medirá esforços para que esta parceria possibilite resultados expressivos”, externou Ubiracy.

Ubiracy também explicou que, a princípio, o Prodeter beneficiará até 20 pequenos produtores de leite de cada um dos 10 municípios envolvidos no Território Sertão do Apodi.

Comitê territorial

Ainda durante a reunião do Prodeter, foi reestruturado o Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura de Leite do Sertão do Apodi, o qual passou a ser presidido pelo Dr. Luiz Diógenes Sales, do município de Apodi, tendo como Vice-Presidente o Sr. Dario Duarte, do município de Janduís. O referido comitê territorial é responsável pela execução do Plano de Ação Territorial (PAT) do Prodeter.

BNB

Representou o Banco do Nordeste (BNB) na reunião o Agente de Desenvolvimento Econômico, Sr. João Feitosa.

Fonte: REDE NEWS 360

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar