Recent News

Município inicia Semana Pedagógica 2021 com discussão sobre o ensino remoto em tempos de pandemia


Teve início na manhã desta segunda-feira, 29, no município de Felipe Guerra/RN, a Semana Pedagógica 2021 com o tema “O ensino remoto em tempos de pandemia”. Com programação remota, a abertura aconteceu na sede do Poder Legislativo municipal e, à exceção, contou com a presença do Prefeito Salomão Gomes, da Primeira-Dama, Professora Maria de Fátima, do Vice-Prefeito Ubiracy Pascoal, do Secretário de Educação, Professor Luiz Agnaldo – que conduziu os trabalhos -, dos Diretores das escolas do município e da escola estadual e equipe pedagógica.

O evento está sendo transmitido ao vivo na página da Secretaria Municipal de Educação na rede social Facebook.

O primeiro palestrante foi o Prof. Me. Ulisses de Melo Furtado, que abordou o ensino remoto em tempos de pandemia.

A abertura do evento foi marcada por falas que revelam a imensa preocupação do Governo Municipal e dos profissionais da educação felipenses no tocante aos prejuízos irreparáveis causados pela pandemia do novo coronavírus na educação básica brasileira. Uma situação que será refletida ao longo dos próximos anos, sobretudo nos alunos das famílias mais humildes, de forma que é urgente a necessidade de se compreender a nova realidade e de se implementar medidas assertivas com o propósito de amenizar os efeitos e de reorganizar o ensino.

“Está em curso uma mudança muito grande no mundo. Se fala em prejuízos na economia e em outras áreas, quando sem sombra de dúvida o maior prejuízo que tivemos foram as vidas perdidas, no Brasil já são mais de 300 mil, mas eu também quero aqui chamar atenção para o prejuízo irreparável que tivemos e que ainda vamos ter na área da educação. Sabemos que a economia pode ser recuperada, a ciência avança na área da saúde, as vacinas são provas disso, entretanto, os prejuízos que estamos tendo na educação não há como recuperarmos. Prejuízos que irão se refletir pelos próximos anos, afetando, principalmente, o futuro das crianças e adolescentes das famílias mais humildes. E diante dessa realidade, precisamos nos reinventarmos quanto profissionais da educação e encontrarmos formas de amenizarmos o máximo possível os efeitos desse prejuízo”, defendeu o Secretário de Educação e Professor Luiz Agnaldo em sua fala.

O Prefeito Salomão coadunou com o Secretário e Professor Luiz Agnaldo no tocante aos prejuízos percebidos na educação, mas mostrou otimismo em relação ao ano letivo 2021, destacando que o Governo Municipal tem implementado ações diversas e modernizado a rede municipal para garantir boas condições de ensino remoto e lembrou que o município já tem um calendário prontinho para ser executado sem que nenhum aluno fique para trás.

“Esse é um momento muito difícil para todos nós. Um momento de pandemia, de prejuízos enormes em todas as áreas, principalmente no tocante às vidas humanas que têm sido perdidas, mas o que temos que fazer é enfrentar todos os desafios e tenho uma fé inquebrantável de que vamos vencer essa crise sanitária juntos. Eu quero aqui coadunar com o Secretário e Professor Luiz Agnaldo no tocante às preocupações que se tem em relação ao rumo da educação e, neste momento em que não há como realizarmos o ensino presencial, dizer que no tocante ao ensino remoto, que é a alternativa viável, neste ano já temos um calendário e acredito que será um ano muito proveitoso, apesar de todas as dificuldades. O Governo Municipal tem o dever de criar e vem criando as condições de se garantir o ensino de forma que nenhum aluno fique para trás. Então, educação é prioridade e o nosso compromisso é o de possibilitar que vocês profissionais desempenhem um excelente trabalho, mesmo nesse momento difícil”, garantiu o Prefeito Salomão.

EJA EAD 2021

Uma novidade anunciada pelo Secretário de Educação e Professor Luiz Agnaldo foi a implantação do EJA EAD 2021 – Educação de Jovens e Adultos a Distância, à princípio para o Ensino Fundamental, o que vai possibilitar que muitos jovens e adultos do município possam retomar seus estudos, o que antes não era possível na forma presencial devido ao cansativo dia dia de trabalho de cada um. Mais detalhes sobre EJA EAD felipense serão divulgados nos próximos dias.

Informatização da rede municipal de ensino

Recentemente o Governo Municipal de Felipe Guerra, através da Secretário Municipal de Educação informatizou a gestão escolar e administrativa da rede municipal de ensino com a implantação do SisaEduc, sistema que possibilita uma gestão moderna da educação, com soluções adequadas, que apresentem elevado grau de tecnologia e dinamizam atividades como procedimentos de matrícula, gestão de turmas, diário de classe, gestão das escolas, transporte escolar, currículos e monitoramento da educação, além de integrar serviços oferecidos aos estudantes, professores e sociedade em geral, tudo em uma única plataforma, garantindo assim controle, agilidade e qualidade.

Programação da Semana Pedagógica
A programação da Semana Pedagógica 2021 do município de Felipe Guerra segue de forma remota e, nesta terça-feira, 30, haverão mais duas palestras: a primeira tendo como palestrante o Prof. Dr. Petrúcio Ferreira, tendo como tema “Resiliência Emocional e Amabilidade em meio a Reinvenção Educacional”; a segunda será com o Prof. Me. Éverton da Silva Brito com o tema “Métodos Ativos na Educação: Novas Formas de Ensinar e Aprender com recursos digitais”.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar