Recent News

Conheça um pouco da História da cidade de Felipe Guerra.

SIGA NOSSO INSTAGRAM: @santananoticia
Felipe Guerra é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte localizado na microrregião da Chapada do Apodi.
O atual distrito de Felipe Guerra era denominado como o ex-povoado de Pedra de Abelha. O município recebeu o nome de "Felipe Guerra" numa homenagem a Felipe Neri de Brito Guerra, filho do município de Campo Grande, líder da região, deputado às Constituintes de 1891, 1892 e 1895, juiz de Direito, desembargador e secretário de Educação.
Antes um povoado, Felipe Guerra tornou-se município em 17 de dezembro de 1953, através da Lei, N° 1.017, o que durou apenas um ano e, em 1954 por decisão do Supremo Tribunal Federal a lei foi anulada e a localidade voltou à condição de povoado, que só desmembrou-se definitivamente de Apodi no dia 18 de setembro de 1963, pela Lei, N° 2.926, tornando-se município do Rio Grande do Norte.
De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2010, sua população é de 5.734 habitantes. Área territorial de 268 km². Da população total, 73,90% são alfabetizados.
As principais atividades econômicas são: turismo, agropecuária, extração de petróleo e gás natural, extrativismo e comércio.
O município de Felipe Guerra encontra-se totalmente inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró, que o atravessa na direção SW-NE. Seus principais tributários são: os Rios do Alazão, do Meio, do Abreu e Preto. As principais acumulações de água são: a Barragem Mirador (685.000m3/comunitário) e a lagoa do Saco. Todos os cursos d’ água são intermitentes e o padrão da drenagem é o dendrítico.







Fonte:Site da Prefeitura de Felipe Guerra
Fotos: Site Santana Notícia
( Hide )

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar