Recent News

Coluna Fatos e Política Por Chico Costa - Edição do dia 15-12-2014

Por que atingir um jornalista?
Essa ação , venha de onde vier, é uma das inúmeras tentativas de frear o debate público ao impedir que informações sobre a atuação político-administrariva, ou mesmo sobre a dinâmica dos protestos, que continuam pipocando em todo o Brasil cheguem à população por meio dos veículos de comunicação. O acesso a dados concretos, por meio de entrevistas com manifestantes, agentes do Estado, fotos e vídeos é importante para a formação de opinião da população, que uma vez bem informada pode tomar inúmeras decisões, como a de aderir ao protesto por se identificar com as reivindicações. A presença dos jornalistas no meio das manifestações para cobrir com detalhamento e precisão o que ocorre no protesto é muito importante para uma análise mais plural e sólida sobre o contexto social do país.

"No contexto de manifestações e situações de conflito social, o trabalho de jornalistas e comunicadores e o livre fluxo de informações através dos meios de comunicação alternativos como as redes sociais digitais, é fundamental para manter a população informação sobre os acontecimentos, pois cumpre um papel importante de reportar a atuação do Estado e da Força Pública ante as manifestações, prevenindo o uso desproporcional da força e o abuso de autoridade". Frank La Rue, relator especial da ONU para Liberdade de Expressão.

O que será votado nesta segunda, 15, na Câmara?
Projetos do Executivo que tratam dos seguintes assuntos:
 - Já está na Câmara de Vereadores e deve ser discutido a partir da sessão legislativa de hoje, segunda-feira (15), o projeto de lei que institui no município de Felipe Guerra a CIP (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública), prevista no artigo 149-A da Constituição Federal. O serviço previsto no projeto de lei compreende o consumo de energia elétrica destinada à iluminação de vias, logradouros e demais bens públicos, além da instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública.

- A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) fixando o valor do Orçamento para o custeio da máquina pública municipal para o ano de 2015.

- De autoria do Vereador-Presidente do Palácio Joel Canela de Felipe Guerra, Salomão Gomes, proposta de emenda que reduz o recesso (férias) dos que integram a Câmara de Vereadores de Felipe Guerra.
Nova Constituição da Diretoria da Câmara de Vereadores de Felipe Guerra
Salomão Gomes-(PR) Vereador-Presidente – (Reconduzido)
Ronaldo Pascoal-(PROS) Vereador Vice-Presidente –(Reconduzido)
Djalma Laurindo- (PROS) Vereador-1º Secretário
Joedna Canela-(DEM) 2ª Secretária. 

Confraternização na antiga Casa do Forró-
Está prevista para o próximo dia 25 , dia do Natal, na antiga Casa do Forró do amigo Secretário Bruno Antunnes, a mega e pomposa Confraternização dos que integram o Poder Público Executivo de Felipe Guerra, à frente o casal-comandante do Governo Municipal de Felipe Guerra Haroldo /Girlene Ferreira. Quem tem prestígio participa que não tem.....dança....... 

Saudades-
Este ano que ruma para o seu fim, marcou um pouco a vida deste humilde aprendiz de jornalista. Um dos fatos marcantes foi a tentativa também de inovar e construir um pouco a minha vida de cerca de 30 anos como profissional da comunicação em assessoria pública. Foram tantos sonhos, tantos planos. Ah, mas licença para o que eu vou confessar de coração: Os muitos amigos e conhecidos e amigos que convivi, a partir do Quiosque do Dandi? ( É este o nome correto amigo Tetéu? Quando todas as manhãs já a partir das 5h30 da manhã tomava aquele café e ficava a ouvir as conversas dos muitos que ali chegavam para freqüentar e se deliciar uma panelada, um caldo, uma mistura bem cozida, gordurosa, acompanhada de suco de Tamarindo. “ O suco queima as possíveis gorduras que transforma-se em colesterol”, argumentavam os que se deliciavam do explosivo desjejum matinal. 

O nascer do Sol-
Outra marcante recordação que ficou em minha mente da bravia e amada terra de Felipe Guerra, foi o nascer do Sol do alto do primeiro pavimento da casa bem construída e aprazível do amigo Aluízio. Constante nas suas caminhadas antes do nascer do sol.Na última coluna, a ser escrita se DEUS quiser no dia 29 de dezembro, estarei escrevendo fatos inéditos e quentes da vida política e pública de Felipe Guerra. Esperemos, pois. 

Narrativa-
Portanto, no dia 29, estarei aqui escrevendo uma coluna inédita. Com fatos inusitados que vi, ouvi e vivi em Felipe Guerra. Da cidade Alta á Cidade Baixa. Até dia 29. 



Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar