Recent News

PREFEITURA FAZ CONTROLE NOS CASOS DE ‘CALAZAR’ EM CARAÚBAS

A Prefeitura Municipal de Caraúbas, através do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça-feira (29) a eutanásia dos cães acometidos devido estarem infectados com Leishmaniose Canina, mais conhecida como “Calazar”, doença na qual não tem cura e é ainda uma zoonose, ou seja, doença que se transmite também para os seres humanos, principalmente idosos e crianças, por conseqüência de possuírem o sistema imunológico baixo.

O procedimento seguiu todas as normas e parâmetros estipulados pelo Ministério da Saúde, e seguiu também as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária, sem gerar grandes constrangimentos ou maus tratos, sendo usado anestésico geral para que assim o animal se livre de dores, com os procedimentos cabíveis para a eutanásia.

O procedimento sempre é acompanhado pelos veterinários, Dr. Lamarck Gumaia e Dr. Fernando Júnior, junto à equipe de endemias do município, em busca de proteger a população contra possíveis casos de doenças contagiosas ao homem e evitando que estas se propaguem ou cheguem a gerar uma epidemia.
“Sabemos que é constrangedor a perda de um animal de estimação, onde depositado todo carinho e afeto do seu dono, porém somos obrigados por leis federais a cumprir normas de saúde pública”, esclareceu o veterinário Fernando júnior.

Amparados pela lei e pelo Ministério Público do Município de Caraúbas, os profissionais do setor pedem à população que denunciem possíveis suspeitas em cães com Leishmaniose Canina, assim a equipe fará os exames necessários para o diagnóstico e controle da doença. Esta sendo transmitida a um humano é de um risco grave podendo levar a morte do cidadão. A eutanásia é o método de controle da doença adotada pelo Ministério da Saúde, conforme a resolução 714 de 20 de junho de 2002, do Conselho Federal de Medicina Veterinária, a mesma não tem cura.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar