Recent News

COMISSÃO PROPÕE QUE SÃO GERALDO SE DESMEMBRE DE CARAÚBAS.

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA - JORNAL DE FATO

Caraúbas - Os moradores de pelo menos 20 localidades da região noroeste do município de Caraúbas discutiram neste final de semana a ideia de emancipação política e administrativa. Querem se desmembrar de Caraúbas. Conduz o processo uma comissão formada por dois professores e um mecânico, com apoio dos vereadores Silas Sales, Edson Morais (licenciado) e Edmilson Leite. No Executivo, a proposta foi vista com preocupação.

A reunião foi no distrito de São Geraldo, na sede do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais: A convocação da reunião dos moradores foi para discutir um Projeto de Desenvolvimento da Região da Varzea, mas descambou para o lado da emancipação política e administrativa. A reunião levou o nome de "Os Caminhos da Emancipação". 

O novo município já teria até nome: Silvério Marinho, que foi discutido e aprovado pelos moradores das comunidades de Língua de Vaca, Mariana, Pedrêz, Santana, Pacó, Assentamento de Santa Agostinha e Ursulina, Sabe Muito, Carnaubinha, Cacinbinhas, Apanha-Peixe, Furtunha, Moreno, Boagua, Xique-Xique, Marrecas, Serrote, Favone, Volta do Juazeiro e Cachoeira. 

Na reunião foram discutidos os caminhos da emancipação, onde também ressaltaram o período que São Geraldo se tornou Distrito no dia 19 de dezembro de 1963, há 47 anos, tendo como Lei Nº 3003, pelo então governador Aluizio Alves. A Comissão orientou aos participantes sobre as exigências legais para criação do município, onde o primeiro passo é ser Distrito.
 
Secretário teme prejuízo para os moradores
O custo de manutenção dos serviços básicos são maiores. O vereador Edson Morais, atual secretário de Governo, diz que a região é muito rica em reservas naturais e que isto será a base da economia da região. Segundo ele, Apanha Peixe e São Geraldo têm a estrutura e potencial econômico para sobreviver desmembrado de Caraúbas.

Já o secretário de Planejamento, Ademos Ferreira Júnior, disse que a emancipação de São Geraldo e comunidades vizinhas trariam prejuízo grande aos moradores desta região. Citou exemplo de cidades que se emanciparam (Serra do Mel) de outros centros urbanos maiores, e mesmo tendo melhores condições de se desenvolverem, hoje enfrentam dificuldades.

POPULAÇÃO
O município de Caraúbas tem aproximadamente 20 mil habitantes. As comunidades que estão propondo o desmembramento têm cerca de quatro mil habitantes. Só que esta população está espalhada em comunidades rurais, distantes uma das outras, como ocorre com a Serra do Mel, que enfrenta dificuldades para garantir os serviços básicos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar