Recent News

GOVERNO DISCUTE INVESTIMENTO EM AGRICULTURA E RECURSOS HÍDRICOS COM O BANCO MUNDIAL.

Uma reunião com representantes do Banco Mundial trouxe novidades para a agricultura e os recursos hídricos no Rio Grande do Norte. O encontro entre a governadora Rosalba Ciarlini e o coordenador do Programa Semiárido Potiguar no Banco Mundial, Manoel Contijoch, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), na Governadoria, tratou sobre parcerias para a gestão de projetos que envolvem o desenvolvimento da agricultura familiar, através da irrigação, e a ampliação na oferta de água aos municípios potiguares.
Betinho pediu auxílio ao Banco Mundial para criar projetos de irrigação para pequenos e grandes produtores. Manoel Contijoch disse que fez recentemente uma visita à Bacia do Rio Piranhas/Assu e ao perímetro de Cruzeta, que estão entre as áreas selecionadas para experimentar e fazer testes em relação a esse trabalho. “O Brasil tem uma agroindústria muito criativa. Se agregarmos essa agroindústria ao pequeno produtor, teremos sucesso”, observou o coordenador do Programa Semiárido Potiguar no Banco Mundial.
Durante a reunião, foi reforçada a parceria entre a Companhia de Águas e Esgotos do RN – Caern e a Semarh. Para o diretor da Caern, Walter Gasi, é preciso haver uma parceria maior entre a Companhia e a Semarh para que seja possível desenvolver bons projetos.
Com o trabalho voltado para o plano de controle de barragens e o saneamento em pequenas comunidades, Walter Gasi falou sobre a possibilidade de fazer a gestão dos recursos hídricos do Estado por bacia hidrográfica para ter uma maior integração com a Semarh. “Essa integração está começando agora, antes não existia”, disse Walter Gasi. 

O vice-governador e secretário da Semarh, Robinson Faria, se mostrou aberto ao trabalho em conjunto. “Podemos estabelecer novas metas para a expansão dessa parceria, só precisamos estabelecer o que é prioridade”, observou durante a reunião. 

Para facilitar o trabalho, o representante do Banco Mundial, Manoel Contijoch, sugeriu a criação de um plano de gestão. Assim, é possível coordenar os projetos conjuntos, incluindo a ampliação no acesso à água com a duplicação da Adutora Monsenhor Expedito, por exemplo.

Alexandre Mulatinho – Assessor de Comunicação

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar