Recent News

DNOCS TRABALHA NA ARMANDO RIBEIRO.

 foto da parede da barregem Armando Ribeiro
Itajá/Caraúbas - O engenheiro João Guilherme, do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), informou ontem que os trabalhos para recuperar o paredão da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, devem ficar prontos nos próximos trinta dias. Havia enormes erosões no paredão da barragem geradas nos invernos de 2008 e 2009.
foto com era a parede do apanha-peixe
O Dnocs está concluindo também a recuperação do açude de Apanha-Peixe, em Caraúbas. Esse açude, que tem capacidade para armazenar 23 milhões de metros cúbicos de água, estava com a parede desgastada, devido aos invernos de 2004, 2005, 2008 e 2009. Segundo o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, esse açude nunca havia passado por reforma na parede.
foto da parede do apanha-peixe hoje
O paredão da Armando Ribeiro, na base, tem 220 metros de largura. É o maior reservatório do Estado. Já, quanto ao açude de Apanha-Peixe, a questão era mais urgente. Segundo Ademar Ferreira, a erosão destruiu quase completamente a parede do açude. No inverno de 2009, o açude por pouco não transbordou. Faltou pouco mais de um metro.

PRECISA DE MANUTENÇÃO
 
Além da Barragem Armando Ribeiro e Apanha-Peixe, também precisa de manutenção a Barragem de Umari, em Upanema. No inverno de 2009, a sangria da barragem levantou enormes blocos de cimento na parte de apoio do paredão de concreto. O trabalho de recuperação deveria ter sido feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.LEIA MAIS.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar