Recent News

AÇUDES DE PEQUENO PORTE ESTÃO SECOS.

A evaporação e o aumento do consumo de água nos períodos de estiagem fazem reduzir drasticamente o volume dos reservatórios, explica o pesquisador Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Os pequenos reservatórios, geralmente em propriedades particulares, já secaram. Os açudes de médio porte estão com menos de 40% de sua capacidade, enquanto que os maiores oscilam entre 50% e 70%.

O maior reservatório do Rio Grande do Norte, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que é responsável pelo abastecimento de pelo menos 600 mil habitantes, através de sistema adutor, está com 70% de sua capacidade total de armazenamento, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. Com paredão no município de Itajá, a Armando Ribeiro pereniza o leito do rio Piranhas/Açu, trecho Assu/Macau, permitindo a irrigação de 30 mil hectares no vale.

Os açudes de pequeno porte em Caraúbas, Umarizal, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Tenente Ananias, Alexandria, Patu, Itaú, Riacho da Cruz, Pilões, entre outros estão todos com menos de 50% de sua capacidade. Todos estes reservatórios atingiram capacidade máxima durante os invernos de 2008 e 2009, mas com a baixa variação pluviométrica perderam volume rapidamente em 2010, chegando ao nível que estão hoje, conforme o pesquisador Gustavo Henrique, que monitora a Bacia Hidrográfica Apodi/Mossoró.

Emparn prevê inverno em janeiro
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) informa que o inverno no próximo ano será normal. Alerta que o período chuvoso começa até no máximo 20 de janeiro. A informação foi divulgada após reunião realizada há poucos dias em Natal, com a participação de meteorologistas de várias regiões do país.
Leia mais.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar