Recent News

FESTA:INSTALAÇÃO DA UFERSA CARAÚBAS É MARCO NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO.

Mossoró/Caraúbas-A Região do Médio Oeste Potiguar agora conta com uma unidade da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Ontem à noite, 16, o município de Caraúbas fez festa para receber a instalação da UFERSA Caraúbas considerada pelo prefeito do município Ademar Ferreira da Silva um marco histórico na área da educação. A instalação do novo campus integra o projeto de expansão da Universidade do Semi-Árido. “Graças ao esforço coletivo, o desenvolvimento futuro de Caraúbas terá como marco o antes e o depois da instalação da UFERSA”, afirmou o prefeito Ademar Ferreira.

Numa solenidade concorrida, a população caraubense prestigiou a instalação da universidade ocorrida na Casa da Comunidade, com a presença de autoridades municipais da região. O vice-reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, professor Aécio Candido, representou o governador Iberé Ferreira. Na ocasião, o reitor da Universidade Federal do Semi-Árido, professor Josivan Barbosa, deu posse ao primeiro diretor da UFERSA Caraúbas, o professor doutor Roberto Vieira Pordeus.

“Trago comigo o sentimento de gratidão por ter recebido a credibilidade e a confiabilidade do magnífico reitor, professor Josivan Barbosa, de assumir mais este desafio. Trago também a experiência de ter implantado a UFERSA Angicos, um sonho que se transformou em realidade para muitos jovens da região do semiárido”, afirmou o professor Pordeus, acrescentando a importância do ensino superior como meio de inclusão social. O novo diretor, ao falar aos caraubenses, foi buscar em Paulo Freire palavras de estímulo aos novos universitários ao afirmar que “a consolidação do sonho da educação se faz caminhando”. Para o reitor Josivan Barbosa não é por acaso que o município de Caraúbas recebe um campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O reitor aproveitou para agradecer o empenho dos 11 parlamentares da bancada federal do Rio Grande do Norte, bem como do apoio recebido da então governadora, Wilma de Faria e dos prefeitos da região que integram o Médio Oeste Potiguar.

O reitor revelou ainda que dos 284 projetos que se encontravam na mesa do ministro da educação Fernando Hadad para a criação de novos campi federais de ensino superior, apenas cinco foram liberados. Desses, apenas um da região nordeste, a UFERSA Caraúbas. “Quero reforçar o esforço coletivo e afirmar que a união da classe política é que vai definir o crescimento da UFERSA Caraúbas”, discursou.

Josivan Barbosa também agradeceu ao povo de Caraúbas pela recepção direcionada a instalação da UFERSA. “Quero também parabenizar aos novos universitários e a seus pais também pela conquista do ingresso numa universidade pública e de qualidade”, afirmou o reitor.

CONQUISTA – Para os cem estudantes que conseguiram entrar na Universidade Federal Rural do Semi-Árido no campus de Caraúbas, no curso de Ciência e Tecnologia, o momento é de muitas expectativas com relação ao início das aulas que começam oficialmente hoje, 17, na Escola Antônio Carlos.

LEMBRANÇAS – Para o reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Josivan Barbosa, a oportunidade de instalar um campus da UFERSA em Caraúbas é motivo de muita satisfação. Nascido no distrito caraubense de Apanha Peixe, o professor confidenciou a dificuldade enfrentada para poder freqüentar a escola. “É motivo de muita emoção retornar 38 anos depois para instalar a UFERSA Caraúbas”, afirmou.

DESAFIO – A UFERSA Caraúbas nasce com o desafio da construção do Campus do Médio Oeste. Orçado em R$ 22 milhões, o governo federal já garantiu para 2011, a liberação de R$ 15 milhões. O campus da UFERSA Caraúbas terá a mesma estrutura do Campus da UFERSA Angicos que se encontra em fase de conclusão.

O reitor agradeceu ao empresário Ademus Ferreira a doação de 32 hectares para a construção do campus Caraúbas e lembrou ao prefeito Ademar Ferreira a necessidade de mais 50 hectares. “Quero aqui deixar o nosso compromisso para com a construção desse equipamento universitário que servirá a toda Região do Médio Oeste Potiguar”, concluiu. A UFERSA Caraúbas será construída ao lado direito da RN-223, saída para o município de Apodi. O Campus

SEDE PROVISÓRIA – A partir de hoje à noite, 17, a Escola Estadual Antônio Carlos irá abrigar a UFERSA Caraúbas. A exemplo de Angicos, a unidade de Caraúbas funcionará provisoriamente nessa escola, cedida em sistema de parceria, até que o campus da UFERSA do Médio Oeste seja construído. Inicialmente, a UFERSA Caraúbas irá ocupar três salas da Escola Estadual Antônio Carlos.

Jornalista Chico Costa

Nenhum comentário

Postar um comentário

© todos os direitos reservados - 2023
Folha Potiguar